Dúvida de português: o correto é “mantêm” ou “mantém”?

Confira as dicas que separamos

Muitos brasileiros não sabem usar as expressões “mantêm” e “mantém” da forma correta, uma vez que elas são muito semelhantes.

Porém, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os concursos, os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, usar “mantêm” e “mantém” corretamente é importante para que você consiga escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Dessa forma, para te ajudar, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões  “mantêm” e “mantém”. Vamos conferir!

“Mantêm” ou “mantém”: você sabe qual expressão está correta?

Como mencionamos, as expressões “mantêm” e “mantém” são muito semelhantes e provocam dúvidas entre os estudantes. 

Mas, devemos destacar que, embora as duas palavras existam na língua portuguesa, muitas diferenças significativas fazem com que as expressões “mantêm” e “mantém” sejam diferentes.

A seguir, entenda quando cada uma dessas palavras deve ser utilizada e as principais regras que regem o uso de cada uma delas. 

“Mantêm”: conheça os usos mais comuns

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que “mantêm” é a forma conjugada do verbo “manter” na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

A expressão pode ser usada quando o sujeito da frase é composto por mais de uma pessoa ou coisa, ou seja, quando a ação é realizada por mais de um sujeito.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem a palavra “mantêm”:

  • Os alunos da escola mantêm um bom nível de participação nas aulas.

Nesse exemplo, “mantêm” refere-se aos alunos, que são sujeitos plurais, e descreve a ação de manter um nível elevado de participação.

  • Os funcionários mantêm o ambiente de trabalho organizado.

No exemplo que trouxemos, a expressão “mantêm” é usada a ação de vários funcionários ao preservar a limpeza e organização do ambiente de trabalho.

  • As comunidades dessa cidade mantêm tradições culturais vivas.

Nesse exemplo, podemos perceber como a palavra “mantêm” está sendo usada para falar das comunidades, que são sujeitos plurais.

Como podemos perceber por meio da análise dos exemplos, Esses exemplos mostram que “mantêm” deve ser usado quando o sujeito da frase é plural.

“Mantém”: conheça os usos mais comuns

“Mantém”, por sua vez, é a forma conjugada do verbo “manter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. O termo pode ser usado quando o sujeito da frase é uma única pessoa ou uma única coisa. Assim, essa expressão pode ser usada somente quando a ação da frase é realizada por um sujeito no singular.

Dicas de português
Memorize as principais regras e entenda quando cada expressão deve ser usada. Imagem: Karolina Grabowska/Pexels

Confira alguns exemplos que incluem a palavra “mantém”:

  • O professor Carlos mantém a disciplina na sala de aula.

Nesse exemplo, “mantém” refere-se ao professor, que é um sujeito singular.

  • A escola do professor Marcos mantém um alto padrão de qualidade.

No exemplo que trouxemos, a palavra “mantém” é usada para descrer a ação realizada pela escola, que é um sujeito singular.

  • Maria mantém uma dieta equilibrada e muito saudável.

Nesse exemplo, a expressão “mantém” é usada para descrever a ação realizada por Maria, um sujeito no singular.

Como podemos perceber por meio da análise desses exemplos, que “mantém” deve ser usado quando falamos de um sujeito singular.

Por fim, podemos dizer que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões pode ser usada. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para memorizar as regras de ortografia mais facilmente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.