Dúvida de português: o correto é “pôr” ou “por”?
Tire todas as suas dúvidas!
Um dos erros de português mais cometidos pelos estudantes brasileiros é a confusão entre “pôr” e “por”. Afinal, as duas palavras são homônimas homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas grafias e significados diferentes.
Dessa maneira, pode ser complicado entender quando cada uma delas deve ser usada. Porém, compreender a diferença entre “pôr” e “por” é fundamental para que você não cometa erros de português em provas os vestibulares, os concursos e o ENEM 2024.
Além disso, você também deve saber como usar essas duas palavras da forma correta para escrever uma redação de qualidade.
Mas, fique tranquilo. Para te ajudar, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “pôr” e “por”. Vamos conferir!
Quando devo usar a palavra “pôr”?
A palavra “pôr” é um verbo que pode assumir diferentes significados, como “colocar”. Ele também pode assumir outros significados relacionados à ação de dispor alguma coisa em algum lugar.
A seguir, confira alguns exemplos comuns do uso de “pôr”:
- Marcia saiu da sala para pôr o livro na estante.
- Preciso pôr a mesa para o jantar.
- Você vai pôr as cadeiras na sala?
- Preciso pôr os papéis em ordem.
Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos mencionados, o verbo “pôr” pode indicar o ato de colocar ou dispor algo em algum lugar ou em determinada situação. Assim, lembre-se que devemos sempre usar “pôr” quinado queremos falar sobre “colocar” algo.
Além disso, também devemos mencionar que o verbo “pôr” pode ser conjugado em diferentes tempos verbais e que a palavra pode passar por uma transformação em alguns tempos verbais. Veja algumas de suas formas mais comuns:
- Presente do indicativo: eu ponho, tu pões, ele/ela põe, nós pomos, vós pondes, eles/elas põem.
- Pretérito perfeito: eu pus, tu puseste, ele/ela pôs, nós pusemos, vós pusestes, eles/elas puseram.
- Futuro do presente: eu porei, tu porás, ele/ela porá, nós poremos, vós poreis, eles/elas porão.
Quando devo usar a palavra “por”?
“Por” é uma preposição, ou seja, uma palavra usada para conectar dois termos, estabelecendo uma relação entre eles. As preposições podem expressar diversas circunstâncias, como causa, lugar, meio, tempo, finalidade, etc.
Vale destacar que a palavra “por” é uma das preposições mais utilizadas no português e pode ter vários sentidos, dependendo do contexto em que é usada. A seguir, veja alguns dos significados mais comuns de “por”:
“Por” para expressar causa:
- Francisco foi promovido por seu esforço.
“Por” para expressar lugar:
- Os meus pais passaram por aqui hoje.
- Eu e meu cachorro gostamos de caminhar por aquela praça.
“Por” para expressar meio ou instrumento:
- O professor disse que devo enviar o relatório por e-mail.
- Renato me contou que viajou por trem.
“Por” para expressar tempo:
- Eu pretendo chegar por volta das duas da tarde.
“Por” para expressar preço:
- Vendi o carro por um bom preço.
- Comprei este presente por um valor baixo.
“Por” para expressar distribuição:
- O prêmio do concurso foi dividido por igual entre os ganhadores.
Como podemos perceber por meio da análise dos exemplos apresentados, a preposição “por” pode ser usada para estabelecer uma relação entre os elementos da frase, seja de causa, lugar, meio, tempo, preço, ou distribuição. Em qualquer contexto em que essas ideias estejam presentes, devemos usar “por”.
Conheça os erros frequentes
Como mencionamos, é comum que as pessoas cometam erros ao usar “pôr” e “por”, uma vez que as duas palavras têm a mesma pronúncia. A seguir, veja alguns dos erros mais frequentes:
Erro 1:
- Incorreto: Carla foi por o livro na sala.
- Correto: Carla foi pôr o livro na sala.
Erro 2:
- Incorreto: Tiago foi elogiado pôr sua nota na prova.
- Correto: Tiago foi elogiado por sua nota na prova.