Dúvida de português: “qualquer” ou “quaisquer”?
Tire todas as suas dúvidas
Um dos erros de português mais cometidos pelos estudantes brasileiros é a confusão entre “qualquer” e “quaisquer”. Afinal, as duas palavras são semelhantes e pode ser complicado entender quando cada uma delas deve ser usada.
Porém, tenha em mente que compreender a diferença entre “qualquer” e “quaisquer” é fundamental para que você não cometa erros de português nas principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM 2024.
Além disso, você também deve saber como usar essas duas palavras da forma correta para escrever uma redação de qualidade.
Dessa forma, para te ajudar, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “qualquer” e “quaisquer”. Vamos conferir!
Qual a diferença entre “qualquer” e “quaisquer”?
A principal diferença entre as duas palavras é que “qualquer” é a forma singular, enquanto “quaisquer” é o plural.
Embora a diferença pareça simples, os estudantes devem ficar muito atentos, uma vez que é comum observar o uso de “qualquer” mesmo quando o substantivo exige o plural. Porém, saiba que isso é um erro de concordância. A seguir, veja um exemplo e entenda a diferença entre as duas palavras.
- Singular: Qualquer erro deve ser corrigido.
- Plural: Quaisquer erros devem ser corrigidos.
“Qualquer”: veja os principais usos
“Qualquer” é um adjetivo indefinido que pode ser usada para expressar uma ideia genérica ou alguma coisa indeterminada. Dessa forma, o uso dessa palavra indica que não há especificação ou preferência.
Como mencionamos, “qualquer” deve ser usado no singular. Ele pode acompanhar tanto substantivos masculinos quanto femininos, mas não deve sofrer nenhum tipo de alteração.
A seguir, confira alguns exemplos com a expressão “qualquer”:
- Qualquer aluno pode participar da prova de bolsas.
- O professor disse que qualquer resposta será considerada.
Nos exemplos que apresentamos, podemos observar que a palavra “qualquer” está indicando que não há um aluno ou uma resposta específica em questão, ou seja, qualquer um pode servir para o propósito.
“Quaisquer”: conheça os principais usos
“Quaisquer” é também um adjetivo infinitivo, mas, como mencionamos, ele é a forma plural de “qualquer”.
A seguir, veja alguns exemplos:
- Quaisquer documentos serão aceitos para a realização do exame.
- Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas diretamente ao professor Carlos.
Nos exemplos que trouxemos, “quaisquer” está acompanhando substantivos no plural e, assim como “qualquer”, indica que não há uma especificação exata sobre os elementos mencionados.
Erros comuns
Como mencionamos, um dos erros mais comuns no uso de “qualquer” e “quaisquer” é o uso de “qualquer” no lugar de “quaisquer” em frases plurais.
Para evitar esse tipo de erro, você deve prestar atenção à concordância entre o adjetivo e o substantivo da frase em questão. Confira um exemplo:
- Incorreto: Qualquer documentos serão aceitos.
- Correto: Quaisquer documentos serão aceitos.
Como podemos perceber, a primeira frase está incorreta, uma vez que o adjetivo está no singular, mas o substantivo está no plural. Dessa forma, o correto é “quaisquer” (plural).
Além disso, também devemos mencionar que o uso de “quaisquer” quando o substantivo está no singular é incorreto. Veja um exemplo:
- Incorreto: Quaisquer estudante pode participar do vestibular.
- Correto: Qualquer estudante pode participar do vestibular.
Como você deve ter percebido, o adjetivo da frase está no plural, enquanto o substantivo está no singular. Assim, o correto é “qualquer” (singular).
Por fim, podemos dizer que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões pode ser usada. Busque também refletir sobre o número do substantivo da frase (singular ou plural) para optar pela palavra correta.