Dúvida de português: saiba se o correto é “imergir” ou “emergir”
Tire todas as suas dúvidas
As palavras “imergir” e “emergir” são muito semelhantes e, dessa maneira, é comum encontrar estudantes que não sabem ao certo como usar cada uma delas.
Mas, tenha em mente que ser capaz de diferenciar “imergir” de “emergir” é fundamental, pois você deve usar essas duas expressões de forma correta caso queira escrever uma redação. Além disso, elas também podem aparecer em questões de português nas mais variadas provas, como os concursos e o ENEM 2024.
Dessa forma, para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre “imergir” e “emergir”. Confira!
Quando usar “imergir”?
O verbo “imergir” pode ser usado para indicar o ato de mergulhar em algum ambiente. Dessa forma, podemos dizer que essa palavra está relacionada ao ato de entrar em algum meio, principalmente líquido.
Além disso, também podemos usar “imergir” de forma figurativa para indicar que alguém que está envolvido em uma atividade ou pensamento.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso dessa palavra:
- O mergulhador pretende imergir nas águas do mar.
- Ao estudar para o ENEM, Rodrigo decidiu imergir completamente nos livros de Matemática.
- Durante o evento, o objeto foi imergido na água como símbolo do festival.
Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos, “imergir” pode ser usado para indicar o ato de mergulhar ou afundar, tanto de forma literal como também de maneira metafórica.
Quando usar “emergir”?
“Emergir”, por sua vez, pode ser usada quando queremos indicar o ato de “sair”. Precisamos destacar que esse verbo é usado com frequência para indicar algo que surge ou se levanta de dentro de um meio, geralmente líquido, para a superfície.
Dessa maneira, pode-se dizer que “emergir” é o oposto de “imergir”: o primeiro se refere ao ato de sair de um meio, enquanto o segundo indica ação de entrar em um ambiente.
Confira alguns exemplos que incluem o uso de “emergir”:
- O submarino emergiu à superfície após horas submerso.
- Após uma longa reflexão, novas ideias começaram a emergir na mente de Carlos.
- O sol emergiu no horizonte, iluminando o céu com cores belas.
Por meio da análise desses exemplos, podemos perceber que “emergir” expressa a ideia de alguma coisa que sai ou surge de um meio, como a água. Além disso, o verbo também pode ser usado no sentido mais abstrato, indicando o envolvimento em uma determinada situação.
Erros comuns: “imergir” ou “emergir”
Como mencionamos, é comum que os brasileiros confundam as palavras “imergir” e “emergir”, principalmente em situações em que o contexto não é muito claro.
A seguir, veja dois exemplos de erros comuns envolvendo as duas palavras:
Erro 1:
- Incorreto: O submarino emergiu nas águas para explorar o oceano.
- Correto: O submarino imergiu nas águas para explorar o oceano.
Nesse caso, o correto é usar “imergiu” e não “emergiu”, uma vez que estamos indicando que o submarino afundou nas águas.
Erro 2:
- Incorreto: Novas ideias começaram a imergir à medida que a reunião de professores progredia.
- Correto: Novas ideias começaram a emergir à medida que a reunião de professores progredia.
Nesse exemplo, devemos usar o verbo “emergir”, uma vez que o objetivo é indicar que as ideias estavam surgindo.
Uma maneira prática de memorizar a diferença entre os dois verbos e não errar mais é prestar atenção nos prefixos de cada palavra. No caso de “imergir”, o verbo possui o prefixo “im-“, que remete a “dentro” ou “interior”, indicando o movimento para dentro de algum ambiente. Em “emergir”, por sua vez, o prefixo “e-” lembra a ideia de “exterior”, sugerindo o movimento de saída.