Dúvida de português: “tachar” ou “taxar”?
Veja as principais regras
Muitos estudantes não sabem se o correto é usar a expressão “tachar” ou “taxar”, uma vez que a grafia de ambas é muito semelhante.
Todavia, você deve ter em mente que compreender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português de algumas das principais provas do país, como os concursos, os vestibulares e também o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, saiba que usar as expressão “tachar” e “taxar” corretamente é fundamental também para que você possa escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Assim, para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto, separamos um resumo completo sobre os usos das expressões “tachar” e “taxar”. Confira!
“Tachar” e “taxar”: as duas expressões estão corretas
Em primeiro lugar, devemos destacar que as expressões “tachar” e “taxar” existem na língua portuguesa e podem ser usadas de diversas maneiras.
Porém, mesmo sendo muito semelhantes, as duas expressões devem ser usadas em contextos diferentes e com significados diferentes também.
A seguir, entenda quando você deve usar “tachar” e “taxar” e tire todas as suas dúvida sobre o tema.
“Tachar”: quando devo usar essa expressão?
O verbo “tachar” pode ser usado para atribuir característica negativa a algo ou alguém. Dessa forma, usamos “tachar” quando queremos criticar ou qualificar alguma coisa ou alguém de maneira depreciativa.
Alguns possíveis sinônimos de “tachar” são: criticar, censurar, reprovar, etc. Como podemos perceber por meio da análise desses sinônimos, a expressão “tachar” deve ser usada em contextos negativos, ou seja, quando existe uma marcação depreciativa sobre o objeto ou pessoa em questão.
Ainda está com alguma dúvida? A seguir, confira dois exemplos que incluem o uso de “tachar”:
- Márcia foi tachada de irresponsável por não cumprir os prazos que haviam sido impostos.
Nesse exemplo, podemos perceber que “tachar” está usado para atribuir uma característica negativa à pessoa mencionada.
- O comportamento de Carlos foi tachado como inaceitável pela escola.
Nesse exemplo, vemos que a expressão “tachar” é usada para expressar que o comportamento de Carlos foi considerado inaceitável.
“Taxar”: veja os principais usos
“Taxar”, por sua vez, deve ser usado quando queremos expressão a ação de impor um valor ou uma taxa sobre algo, ou ainda, de fixar um determinado preço.
Devemos destacar que “taxar” é muito usado em contextos financeiros e jurídicos. Alguns possíveis sinônimos de “taxar” são: tarifar, avaliar, fixar, etc. “Taxar” é, portanto, usado em contextos que se relacionam a finanças e tarifas.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso de “taxar”:
- O governo pretende taxar as importações.
No exemplo que apresentamos, “taxar” está sendo usado para indicar a imposição de uma taxa sobre os produtos mencionados.
- O contador vai taxar os serviços prestados para o escritório.
Nesse exemplo, podemos perceber que “taxar” está sendo usado para indicar a avaliação do valor dos serviços prestados.
Quais as principais diferenças entre “tachar” e “taxar”?
A primeira diferença entre “faz” e “falta” está relacionada à função gramatical que cada expressão possui.
Tenha em mente que “tachar” deve ser usado quando o objetivo é atribuir uma característica negativa ou pejorativa a algo ou alguém. Podemos dizer que é uma expressão que possui caráter opinativo e subjetivo. “Taxar”, por sua vez, pode ser usado em contextos relacionados à economia e finanças.
Além disso, “tachar” pode ser usado para expressar um julgamento sobre algo ou alguém. Por exemplo, em críticas ou em discussões sobre comportamentos. “Taxar”, por outro lado, pode ser usado quando queremos falar sobre a imposição de tarifas ou impostos, por exemplo.