Dúvida de português: vamos “nos ver” ou “se ver”?
Entenda quando usar cada uma das expressões
Uma dúvida muito comum entre os estudantes brasileiros é: devo usar a expressão “nos ver” ou “se ver”? Qual está correta?
Entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os concursos e os vestibulares, uma vez que esse tema pode ser abordado.
Além disso, usar a expressão da forma correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa forma, para que você possa turbinar os seus estudos, separamos um resumo sobre o uso correto das expressões “nos ver” e “se ver”. Vamos conferir!
O correto é “vamos nos ver” ou “vamos se ver”? Entenda!
O uso correto da expressão “vamos nos ver” depende da compreensão das principais regras de concordância verbal e de uso dos pronomes da língua portuguesa.
A concordância verbal é responsável pela relação de harmonia que deve existir entre o verbo e o sujeito de uma determinada oração. Em outras palavras, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito.
Os pronomes reflexivos devem ser usados usados quando a ação do verbo está conectada ao próprio sujeito, ou seja, quando o sujeito executa a ação e também sofre as consequências da ação por ele executada.
Na língua portuguesa, os pronomes reflexivos variam conforme a pessoa do sujeito. Confira quais são os pronomes reflexivos:
- Eu me vejo.
- Tu te vês.
- Ele se vê.
- Nós nos vemos.
- Vós vos vedes.
- Eles se veem.
Vamos “nos ver”: entenda a forma correta
A expressão “vamos nos ver” incluiu o verbo “ver” flexionado na primeira pessoa do plural (nós) e acompanhado do pronome reflexivo correspondente “nos”.
Essa construção está correta, uma vez que o verbo está concordando com o sujeito. Além disso, o pronome reflexivo também está concordando com a pessoa do verbo.
A seguir, veja um exemplo com o uso da expressão “vamos nos ver”:
- Vamos nos ver na minha sala para discutir a prova.
Vamos “se ver” está incorreto?
Sim, a expressão “vamos se ver” está incorreta e não deve ser usada, uma vez que está de acordo com as regras de concordância entre o sujeito e o pronome reflexivo da frase.
Lembre-se de que “se” é um pronome reflexivo que deve ser usado na terceira pessoa do singular ou plural e não na primeira pessoa do plural (nós). Assim, a expressão “vamos se ver” incluiu um pronome que não concorda com o sujeito e, dessa maneira, está incorreta.
Veja um exemplo:
- Incorreto: Vamos se ver mais tarde.
- Correto: Vamos nos ver mais tarde.
Outros erros comuns
O erro observado na expressão “vamos se ver” não é único e pode ocorrer em outras construções verbais muito semelhantes.
Um erro muito comum que envolve as regras de concordância e o uso correto dos pronomes reflexivos pode acontecer com o verbo “encontrar”. A seguir, veja um exemplo:
- Incorreto: Vamos se encontrar hoje.
- Correto: Vamos nos encontrar hoje.
Um erro muito semelhante pode acontecer também com o verbo “abraçar”. Veja um exemplo:
- Incorreto: Vamos se abraçar quando nos encontrarmos.
- Correto: Vamos nos abraçar quando nos encontrarmos.
Por fim, o mesmo erro pode acontecer em frases que incluem o verbo “amar”. A seguir, veja um exemplo:
- Incorreto: Vamos se amar para sempre.
- Correto: Vamos nos amar para sempre.
Tenha em mente que, em casos como esse, o correto é sempre usar o pronome “nos” quando estamos nos referindo ao sujeito na primeira pessoa do plural (nós).