Dúvidas de Português: faz 10 anos ou fazem 10 anos?
A verdade sobre a concordância de "fazer" e o tempo decorrido

Se você já se pegou na dúvida entre usar “fazem 10 anos” ou “faz 10 anos”, saiba que essa é uma das confusões gramaticais mais comuns no português. A boa notícia é que, com um pouco de explicação, você pode facilmente entender a regra e nunca mais errar na hora de se expressar. Quer descobrir a forma correta? Continue na leitura desta matéria!
O verbo “fazer” e a concordância verbal
Quando se usa o verbo “fazer” para indicar tempo decorrido, está-se lidando com um verbo impessoal. Isso significa que o verbo não tem sujeito, ou seja, não concorda com o número (singular ou plural) do substantivo que vem a seguir. Isso pode parecer confuso à primeira vista, mas basta lembrar que, para esse tipo de expressão, “fazer” deve ser sempre conjugado na terceira pessoa do singular.
Portanto, a forma correta de se expressar é “faz 10 anos” e não “fazem 10 anos”. Isso ocorre porque o verbo “fazer”, nesse contexto, não está se referindo a uma ação realizada por uma pessoa, mas ao tempo que passou.
Pode usar “faz 10 anos”?
Sim! O uso de “faz” está sempre associado a uma ideia de tempo decorrido, independentemente de quem esteja falando. Então, quando você quer se referir a algo que aconteceu no passado e já passou um certo período, você deve usar “faz” no singular.
Exemplos:
-
Faz 10 anos que nos conhecemos.
-
Faz dois meses que comecei a trabalhar na nova empresa.
-
Faz 5 anos que viajamos para a Europa.
Essas frases mostram que o tempo transcorrido é expresso pelo verbo “fazer”, mas ele sempre permanecerá no singular, independentemente de ser um ou vários anos. A ideia é que o verbo “fazer”, nesses casos, não concorda com o número do tempo, mas com a impessoalidade da situação.
Por que não usar “fazem 10 anos”?
A forma “fazem 10 anos” está errada, porque o verbo “fazer” continua sendo impessoal quando usado para indicar tempo. Mesmo que a frase pareça lógica à primeira vista, pois “10 anos” está no plural, a gramática da língua portuguesa determina que o verbo deve se manter no singular. Isso é uma das características da concordância verbal com verbos impessoais.
Exemplo incorreto:
-
Errado: “Fazem 10 anos que a empresa foi fundada.”
-
Correto: “Faz 10 anos que a empresa foi fundada.”
Esse tipo de erro acontece principalmente porque, em outros contextos, o verbo “fazer” concordaria com o sujeito da frase. Por exemplo, em frases como “Eles fazem o trabalho com empenho”, o verbo “fazer” está no plural porque “eles” é o sujeito da ação.
Outros casos de uso do verbo “fazer”
Além de indicar tempo, o verbo “fazer” também pode ser utilizado em outras situações de forma impessoal. Por exemplo, ele pode ser usado para indicar a temperatura ou fenômenos climáticos, como em:
-
Faz calor hoje.
-
Faz frio no inverno.
-
Faz muito sol nesta época do ano.
Nesses casos, o verbo também é impessoal e permanece no singular, independentemente de quantas pessoas estejam experimentando o clima.
Como saber quando usar “faz” ou “fazem”?
A chave para não cometer erros é lembrar que, sempre que o verbo “fazer” indicar tempo decorrido, ele será impessoal e deverá ser conjugado no singular.
Já quando o verbo “fazer” está em outros contextos, como ações realizadas por pessoas, aí sim ele concorda com o sujeito e pode ser conjugado no plural ou singular, dependendo de quem está realizando a ação.
Exemplo de uso com sujeito e concordância no plural:
-
As crianças fazem bastante barulho à tarde.
-
Eles fazem planos para o fim de semana.
Aqui, o verbo “fazer” está no plural porque “as crianças” e “eles” são sujeitos da frase. O importante é lembrar que, em expressões como “faz 10 anos”, o verbo não tem sujeito e, portanto, fica no singular.
“Faz 10 anos” é a forma correta
Agora que você já sabe qual é a forma correta, sempre que surgir a dúvida entre “fazem 10 anos” ou “faz 10 anos”, você pode ficar tranquilo, pois a escolha certa é no singular!
Gostou da explicação? Então, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam aprender também! E, se tiver outras dúvidas sobre a língua portuguesa ou qualquer outro tema, deixe nos comentários. Ok?