Dúvidas de Português: qual o plural de cachorro-quente?

Esta é quase uma paixão universal, mas poucos sabem como é sua forma pluralizada

Ah, o cachorro-quente! Esse famoso sanduíche de salsicha dentro do pão que é o verdadeiro clássico das feiras, lanchonetes e festas juninas no Brasil. Parece que o cachorro-quente está sempre presente nos momentos mais animados, até nas maratonas de filmes em casa. Agora, falando em origem, você sabia que ele começou a ser chamado de “hot dog” nos Estados Unidos?

Lá em 1901, em um estádio de Nova York, ambulantes vendiam salsichas e chamavam de “daschund quente,” uma brincadeira com a raça de cachorrinhos salsicha, conhecida também como daschund. Mas foi o cartunista Tad Dorgan que, sem saber escrever “daschund,” optou por “hot dog” mesmo. E assim, o nome pegou!

Cachorro-quente no Brasil

Aqui no Brasil, o termo cachorro-quente foi popularizado em 1920, graças ao empresário Francisco Serrador, que trouxe a novidade para os cinemas da Cinelândia, no Rio de Janeiro. Desde então, o lanche virou uma verdadeira paixão nacional! Mas além de ser delicioso, o cachorro-quente pode trazer uma dúvida bastante comum em português: afinal, qual é o plural correto de “cachorro-quente”?

Qual o plural correto de cachorro-quente?

É comum encontrar algumas variações incorretas do plural de “cachorro-quente,” e isso pode gerar confusão. Uma das formas equivocadas é “cachorro-quentes,” onde apenas o adjetivo “quente” vai para o plural, deixando o substantivo “cachorro” no singular. Outra opção incorreta é “cachorros-quente,” onde só “cachorros” está no plural, enquanto “quente” permanece no singular. Daí, conclui-se que o plural de “cachorro-quente” é cachorros-quentes. Parece simples, mas entender o motivo dessa forma de plural requer um pouco mais de atenção. Afinal, “cachorro-quente” é um substantivo composto, ou seja, formado por mais de uma palavra que, juntas, dão um significado específico. Para o caso de cachorro-quente, a composição envolve o substantivo “cachorro” e o adjetivo “quente.”

Plural dos substantivos compostos

Quando se trata do plural de substantivos compostos, a regra geral é que, quando um termo é composto por um substantivo seguido de um adjetivo, ambos os elementos vão para o plural. No caso de cachorro-quente, isso significa que tanto “cachorro” quanto “quente” mudam para o plural, formando então “cachorros-quentes.” Esse mesmo padrão vale para outros termos que seguem a mesma estrutura.

Aqui estão alguns exemplos de palavras que seguem essa regra:

  • Cachorro-quente – Cachorros-quentes
  • Guarda-noturno – Guardas-noturnos
  • Gentil-homem – Gentis-homens
  • Cavalo-marinho – Cavalos-marinhos

Esses exemplos seguem o mesmo princípio, pois combinam um substantivo com um adjetivo, e por isso, ambos os elementos vão para o plural.

Significado e origem do Cachorro-Quente

De acordo com o dicionário Aulete, “cachorro-quente” é um substantivo masculino que se refere a um sanduíche de salsicha quente, tradicionalmente servido em um pão alongado, o famoso “pão careca,” podendo ter ou não molho e diversos acompanhamentos. A criatividade no preparo é infinita, o que torna o cachorro-quente um prato com variações saborosas pelo mundo afora.

Para esclarecer o uso do termo, veja alguns exemplos de frases:

  • Maria comeu dois cachorros-quentes ontem à noite.
  • A merendeira preparou cachorros-quentes para todos os estudantes.
  • Na festa junina, vendemos muitos cachorros-quentes.
O plural de “cachorro-quente” é cachorros-quentes.
O plural de “cachorro-quente” é cachorros-quentes. Imagem: Freepik

Que tal aprender a fazer um cachorro-quente delicioso?

Para finalizar, que tal uma receita simples e saborosa de cachorro-quente? Assim, você já vai saber como preparar essa delícia em casa para qualquer ocasião!

Ingredientes

  • 6 pães de cachorro-quente
  • 6 salsichas
  • 1 cebola pequena, picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 xícara de molho de tomate
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 1 colher de chá de ketchup
  • Sal e pimenta a gosto
  • Batata palha, milho, ervilha e queijo ralado (opcionais)

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
  2. Adicione o molho de tomate, a mostarda, o ketchup, o sal e a pimenta, mexendo bem. Deixe o molho ferver por alguns minutos.
  3. Coloque as salsichas no molho e cozinhe por cerca de 5 minutos, para que absorvam bem o sabor.
  4. Abra os pães e coloque as salsichas, adicionando o molho e os ingredientes opcionais de sua preferência, como batata palha, milho, ervilha e queijo ralado.

Pronto! Agora é só saborear seus cachorros-quentes caseiros, bem ao estilo brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.