É MEI? Contrate um contador! Saiba porque aqui.

Quem é micro empreendedor individual – MEI – sabe que umas das maiores “dores de cabeça” que um profissional pode ter é na parte de contabilidade. O que um contador faz?

Quem é micro empreendedor individual – MEI – sabe que umas das maiores “dores de cabeça” que um profissional pode ter é na parte de contabilidade. Isso porque, no caso do setor financeiro de uma empresa, não basta “pagar as contas”.

Além de toda a parte burocrática, que envolve documentação, notas e registros. Logo, muitas microempresas e profissionais liberais se perdem nessa parte, e terminam por pagar multas.

Como evitar isso? Com os serviços de um contador. Um contador é um profissional que faz toda a diferença, na hora de se fazer uma analise econômica de uma empresa, ou do caixa de profissionais liberais.

Seus serviços vão além do simples cumprimento de obrigações fiscais. Eles atuam com muito mais tarefas do que apenas na produção de “Declarações De Imposto De Renda”. A contabilidade, afinal, é uma área dos estudos Sociais e Econômicos!

O que um contador faz? Veja aqui cinco trabalhos e etapas empresariais que podem ser delegadas a contadores experientes:

 

1.     Gestão Financeira e Planejamento

Muitas pessoas têm dificuldade com matemática financeira, e ainda mais dificuldade em aplicar conceitos dessa área, em administração de empresa. Logo, esse é um trabalho que pode ser feito por contadores.

Esses profissionais auxiliam no Controle de Fluxo de Caixa, monitorando entradas e saídas de dinheiro, e garantindo que o os gestores tenham uma visão realista da sua situação financeira.

Com esse panorama é possível fazer o Planejamento Financeiro de curto e longo prazo, estabelecendo metas e estratégias.

 

2.     Planejamentos Fiscais

A parte mais burocrática de uma empresa é nas declarações fiscais. E há empresas que, eventualmente, pagam mais de um tipo de imposto.

Esse controle e gestão pode ser delegado a um contador, que prepara e envia declarações de impostos uma vez que sua área lida, também, com legislação tributária.

Além disso, com um Planejamento Tributário rigoroso, é possível se pensar em estratégias para otimizar as cargas atuariais, aproveitando benefícios e incentivos e reduzindo o montante de impostos.

 

3.     Organização Contábil

A organização contábil é outro tópico fundamental, pois sem um registro e controle rigorosos, a empresa pode ter sua situação fiscal mascarada por erros crassos.

Assim, um serviço de contadoria ajuda o empresário na classificação de contas e por meio de relatórios financeiros.

 

4.     Consultoria e Assessoria:

A assessoria contábil pode ser essencial, na hora de um empresário tomar decisões administrativas. Um contador tem um papel central, nessa parte, uma vez que seu trabalho é objetivo. O profissional fornece insights com base em análises financeiras detalhadas.

Além disso, é preciso se ater às mudanças na legislação tributária e contábil, e essas, muitas vezes, são apenas meros detalhes, mas que podem gerar grandes multas.

 

5.     Auditorias

Uma das melhores formas de evitar fraude, espionagem industrial, corrupção ativa ou passiva e crimes financeiros são pela auditoria feita por terceiros. Um contador pode realizar essas análises.

Por meio de auditorias internas de documentos, livros-caixa e relatórios é custo, é possível identificar problemas, irregularidades, e mesmo ações fraudulentas dos funcionários.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.