Edital do Vestibular IME 2025 é divulgado; veja as principais datas
Descubra as principais datas divulgadas pelo IME
O Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição pública que pertence ao Exército Brasileiro. Ele é considerado um polo de excelência quando se trata do ensino de engenharia em níveis de graduação e pós-graduação.
A instituição possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, sendo considerado difícil e complexo. Assim, se você quer participar desse processo seletivo, é muito importante que você se prepare da melhor forma possível e que tenha em mente as principais datas do calendário do vestibular.
O edital da próxima edição do Vestibular do IME já foi divulgado. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com as informações presentes no edital do Vestibular IME 2025. Vamos conferir!
IME divulga edital do Vestibular 2025
Na última sexta-feira, dia 10 de maio, o IME divulgou o edital do Vestibular 2025. Segundo as informações presentes no documento, poderão se inscrever no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação do IME os brasileiros natos que terminaram o ensino médio ou que irão terminar o ensino médio ainda em 2024.
Além disso, no momento da inscrição, os estudantes deverão optar entre vagas para a ativa, caso queiram seguir carreira militar, ou vagas na reserva, se não quiserem seguir carreira militar.
Conforme o calendário oficial, as inscrições para o Vestibular 2025 começarão no dia 29 de maio e todos os estudantes interessados poderão se inscrever até o dia 10 de julho de 2024.
Também foram divulgadas informações sobre a taxa de inscrição do processo seletivo: todos os estudantes deverão pagar uma taxa de R$ 140,00 até o dia 11 de julho para se inscrever no Vestibular 2025 do IME.
Porém, a instituição também irá oferecer aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa. As solicitações poderão ser enviadas pelos estudantes que forem dependentes de ex-combatentes das Forças Armadas, doadores de medula óssea em instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e membros de família de baixa renda. Os pedidos poderão ser enviados até o dia 06 de junho de 2024.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o edital do Vestibular do IME e confira mais informações.
Vestibular IME 2025: funcionamento do processo seletivo
O Vestibular 2025 do IME será dividido em Exame Intelectual, que conta com duas fases, Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Avaliação Psicológica.
As provas do Exame Intelectual serão realizadas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.
A primeira fase do Exame Intelectual será realizada no dia 29 de setembro de 2024 e será composta por uma prova de questões objetivas (de múltipla escolha) sobre assuntos diversos das disciplinas de Matemática, Física e Química.. O gabarito da prova será publicado no dia 30 de setembro e a lista dos candidatos convocados para a segunda fase será divulgada até o dia 14 de outubro de 2024.
A segunda fase, por sua vez, será aplicada em quatro dias consecutivos, ou seja, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2024. Nessa etapa, os candidatos deverão responder questões discursivas de Matemática, Física, Química. Ainda, a prova também irá contar com questões de múltipla escolha sobre assuntos da matéria de português e de inglês, além de uma redação.
A lista com o nome dos estudantes aprovados e classificados será publicada pelo IME até o dia 09 de dezembro de 2024. Por fim, a Inspeção de Saúde, a Exame de Aptidão Física, a Avaliação Psicológica, o Procedimento de heteroidentificação e o Período de Adaptação irão acontecer entre os dias 13 de janeiro e 07 de fevereiro de 2025.
Os participantes aprovados no processo seletivo irão realizar os procedimentos de matrícula no IME até o dia 30 de janeiro de 2025.