“Em cima”, “acima” ou “a cima”: qual devo usar?

Entenda de uma vez por todas

Muitos estudantes não sabem ao certo como usar as expressões “em cima”, “acima” ou “a cima”, uma vez que elas são muito semelhantes.

Entender a diferença entre essas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, usar cada uma dessas expressões da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Dessa maneira, para que você não tenha mais dúvidas, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “em cima”, “acima” ou “a cima”. Vamos conferir!

“Em cima”: principais usos

Em primeiro lugar, devemos destacar que a expressão “em cima” é uma locução adverbial de lugar, formada a partir da junção da preposição “em” com o o substantivo “cima”. Vale ressaltar que “em cima” deve sempre ser usado como uma única expressão e nunca como duas palavras isoladas.

A expressão pode ser usada para indicar a posição de alguma coisa ou alguém que está sobre outra coisa, ou seja, que se encontra em uma posição mais elevada.

Você pode Gostar Também:

A seguir, veja alguns exemplos que incluem a expressão “em cima”:

  • O livro está em cima da minha mesa.

Neste caso, a expressão “em cima” indica a localização do livro em relação à mesa, sugerindo que o livro está posicionado sobre a mesa.

  • Nós deixamos as chaves em cima da mesa da cozinha.

Nesse exemplo, “em cima” é usado para indicar que as chaves foram deixadas sobre a mesa cozinha.

“Acima”: principais usos

Assim como “em cima”, “acima” também é uma locução adverbial de lugar. Porém, as duas expressões devem ser usadas de formas diferentes.

“Em cima” deve ser usado para indicar a posição direta de algo sobre outra coisa. “Acima”, por sua vez, deve ser usado para indicar uma posição superior, mas não necessariamente em contato com outra coisa ou com alguém. De fato, “acima” é frequentemente usada em comparações.

Acima
Memorize as regras para usar “acima” da forma correta. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Além disso, vale destacar que “acima” pode ser usado em sentido literal e figurado.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem a expressão “acima”:

  • O helicóptero voou acima das nuvens.

Nesse exemplo, “acima” indica que o helicóptero está em uma posição superior às nuvens, mas não em contato direto com elas.

  • Carlos está acima de todos os funcionários na hierarquia da escola.

Nesse exemplo, “acima” é usado com sentido figurado, pois o objetivo é para mostrar a posição hierárquica superior que Carlos ocupa.

  • O preço do macarrão está acima do que Maria pode pagar.

Nesse exemplo, “acima” é usado para indicar que o preço está em um nível superior ao que Maria é capaz de pagar.

“A cima”: principais usos

“A cima” é uma expressão pouco usada na língua portuguesa. Na maioria dos casos, “a cima” é usado de forma incorreta, pois existem poucos casos em que essa expressão deve ser usada.

Essa expressão deve ser usada quando a palavra “cima” é antecedida pela preposição “a” que pertence a outra construção gramatical, como em locuções verbais que exigem a preposição “a” e que antecedem “cima”.

A seguir, confira um exemplo que inclui a expressão “a cima”:

  • Nós vamos a cima para ver a vista.

Nesse exemplo, a expressão “a cima” deve ser usada, uma vez que “a” é uma preposição isolada e não faz parte da locução adverbial.

Porém, esses casos são muito específicos. Assim, “a cima” deve ser usada com cautela, uma vez que as expressões “em cima” e “a cima” são adequadas para a maioria dos casos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.