“Em vez de” ou “ao invés de”: qual expressão está correta?

Confira as dicas que separamos

Alguns detalhes da língua portuguesa provocam dúvidas entres os estudantes, principalmente entre aqueles que pretendem prestar algum concurso ou vestibular.

Dentre os termos que provocam confusões, podemos mencionar as expressões “em vez de” e “ao invés de”. Ainda que as duas palavras sejam muito semelhantes, cada um delas possui um significado específico. Dessa forma, é importante que você fique muito atento e entenda quando cada expressão deve ser usada.

Para te ajudar, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre os termos “em vez de” e “ao invés de”. Vamos conferir!

“Em vez de”: quando usar?

A expressão “em vez de” é muito usada para indicar a substituição de uma coisa por outra. Nesses casos, porém, não podemos expressar a ideia de oposição entre as duas palavras.

Português
Memorize as principais regras. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

“Em vez de” é apropriada em contextos de substituição. Dessa forma, podemos usar essa expressão quando queremos subsistir uma ação, escolha ou situação por outra que não é contrária à primeira.

A seguir, veja alguns exemplos:

  • Em vez de assistir ao filme, preferi ler um livro.

No exemplo, “em vez de” está sendo empregada para indicar que o sujeito da frase optou por ler um livro no lugar de assistir a um filme. Podemos observar que não existe uma oposição direta entre as duas atividades.

  • Mariana escolheu estudar em vez de sair com Sérgio.

No exemplo, a escolha de estudar substitui a de sair com Sérgio. Porém, não há oposição entre as duas situações.

  • Em vez de pegar o ônibus, Carlos foi caminhando até o trabalho.

No exemplo, a expressão “em vez de” é usada para indicar que Carlos optou por caminhar em vez de utilizar o transporte público.

Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos que apresentamos, “em vez de” é uma expressão que deve ser usada quando estamos mencionando uma substituição oque não envolve uma oposição.

“Ao invés de”: quando usar?

Assim como “em vez de”, a expressão “ao invés de” também indica substituição. Porém, “ao invés de” deve ser usada somente em contextos em que há uma oposição direta entre as alternativas.

A expressão “ao invés de” é usada para marcar uma substituição entre dois termos opostos, funcionando como um antônimo da ação, condição ou situação descrita. Dessa maneira, podemos dizer que ela é uma expressão mais restrita do que “em vez de”.

A seguir, veja alguns exemplos incluindo o uso da expressão “ao invés de”:

  • Ao invés de alegria, sentiu cansaço.

No exemplo, “alegria” e “cansaço” são conceitos opostos.

  • Ao invés de subir, ele desceu as escadas.

No exemplo que apresentamos, o uso de “ao invés de” está correto, uma vez que existe uma oposição clara entre subir e descer,

  • Decidiu dormir ao invés de estudar.

No exemplo que apresentamos, “ao invés de” é usada para indicar uma relação de oposição entre “dormir” e “estudar”.

Tenha em mente que “ao invés de” deve ser usada somente nas situações em que queremos destacar a oposição ou o contraste entre as duas ações ou conceitos.

“Em vez de” e Ao invés de: Erros comuns

A seguir, veja um erro muito cometido pelos estudantes:

  • Ao invés de estudar, Carlos foi jogar escrever uma redação”

O uso da expressão “ao invés de” nesse caso está prejudicando a clareza da frase, pois a expressão sugere que estudar e escrever uma redação são ações opostas, o que pode não ser necessariamente o caso. Dessa forma, o correto seria dizer “Em vez de estudar, Carlos foi escrever uma redação”, já que não há uma oposição entre as duas atividades, mas sim uma substituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.