Enade 2023: Inep recebe pedidos de dispensa de prova até 9 de fevereiro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já abriu o período para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. A solicitação deverá apresentar comprovação para o motivo da ausência no dia da prova.
De acordo com o cronograma do Inep, os estudantes interessados devem solicitar a dispensa até o dia 9 de fevereiro. A solicitação também poderá ser feita pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. Ainda segundo as orientações do Inep, as solicitações estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual, por meio do Sistema Enade.
O Ministério da Educação (MEC) destaca que o estudante que faltou a prova devido a uma das situações previstas no edital tem direito a realizar a solicitação desde que tenha respondido ao Questionário do Estudante. Essa é uma das etapas obrigatórias da participação no Enade. Portanto, o estudante que não preencheu o formulário ficará em situação de irregularidade.
Enade 2023: Justificativa de ausência
De acordo com o edital do Enade 2023, entre os motivos aceitos para a dispensa da prova estão acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade. Todas essas situações deverão ser comprovadas mediante a anexação de documentação adequada.
As regras estabelecem ainda que em caso de ausência decorrente de motivos pessoais ou profissionais o registro deverá ser feito pelo estudante e analisado pelo coordenador do respectivo curso.
Já os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registrados pelos coordenadores. No entanto, o MEC destaca que “que pessoas eliminadas do exame no local de aplicação não podem solicitar a dispensa”.
O que é o Enade?
Criado em 2004, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade é um dos principais referenciais para avaliar a excelência do ensino superior no Brasil.
Por meio desse instrumento, o Ministério da Educação (MEC) analisa o rendimento acadêmico dos alunos do ensino superior, utilizando informações provenientes das avaliações realizadas pelos estudantes que estão concluindo os cursos durante o ciclo avaliativo em foco.
Nesse sentido, o exame é obrigatório para os estudantes que estão ingressando e para os concluintes dos cursos englobados no ciclo avaliativo. Os estudantes que estão concluindo o curso devem ser inscritos pelos coordenadores de curso e devem responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova aplicada pelo Inep.
Como foi o Enade 2023?
Nesta edição de 2023 do Enade, o MEC avaliou os seguintes cursos tecnólogos e de bacharelado:
- I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
- II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.
As provas do Enade 2023 foram aplicadas no dia 29 de novembro de 2023 para milhares de estudantes do ensino superior de instituições públicas e privadas. Houve locais de prova em todo o país.
Como acontece tradicionalmente, a prova contou com 40 questões (discursivas e objetivas), sendo 10 de Formação geral (9 objetivas e 1 discursiva) e 30 de Componente Específico de cada Área de Avaliação (29 objetivas e 1 discursiva).
O Inep já liberou os gabaritos das proas. Já a divulgação dos resultados do Enade 2023 está prevista para 10 de setembro de 2024.
Com informações da Agência Brasil.
Leia também SiSU 2024: MEC receberá as inscrições de 22 a 25 de janeiro; saiba mais.