ENADE 2023: Estudantes têm até 25 de novembro para responder Questionário
Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 têm até o próximo sábado, dia 25 de novembro, para preencher o Questionário do Estudante. De acordo com o cronograma, o formulário ficará disponível até as 23h59 (horário de Brasília). O preenchimento é uma das etapas obrigatórias do exame que promove a avaliação dos cursos de ensino superior de todo o Brasil.
Conforme as orientações do edital, os estudantes inscritos pelos coordenadores deverão acessar o Sistema Enade para realizar o preenchimento do formulário on-line. O login no sistema deverá ser feito com as credenciais da plataforma gov.br, ou seja, com o número de CPF e senha cadastradas no sistema do Governo Federal.
O objetivo do Questionário é compreender melhor o perfil dos alunos e entender seus respectivos processos de formação. É de responsabilidade dos coordenadores orientar os graduandos quanto ao procedimento. Portanto, os estudantes que tiverem dificuldade para preencher o formulário deverão entrar em contato com o coordenador do seu curso.
O edital estabelece ainda que a consulta aos locais de prova somente será liberada após o estudante preencher Questionário do Estudante. Desse modo, aqueles que já realizaram essa etapa já podem conferir os locais de prova do Enade 2023.
A falta de preenchimento do Questionário do Estudante, assim como a ausência no dia da prova, pode acarretar em situação de irregularidade para o estudante, pois o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A irregularidade pode impedir o estudante de colar grau.
O que é o Enade?
O exame é um dos principais indicadores da qualidade dos cursos superiores de todo o Brasil. Trata-se de uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho acadêmico de alunos do ensino superior. Desse modo, os dados são obtidos a partir das provas realizadas pelos estudantes concluintes dos cursos do ciclo avaliativo em questão.
A aplicação do exame é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Devem realizar o exame estudantes que estão concluindo os cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) do ciclo avaliativo de cada ano.
Provas do ENADE 2023
A aplicação das provas do Enade 2023 está marcada para o dia 26 de novembro de 2023. De acordo com o cronograma, o início da aplicação será às 13h30, com término às 17h30. O exame seguirá o horário oficial de Brasília (DF).
Ainda conforme o cronograma, a abertura dos portões está marcada para as 12h. Já o fechamento dos portões será as 13h, impreterivelmente. Portanto, os candidatos deverão chegar aos locais de prova com antecedência. O edital estabelece ainda que cada estudante deverá permanecer na sala pelo menos duas horas após o horário de início da aplicação.
Tradicionalmente, as provas do Enade contam com 40 questões (discursivas e objetivas), sendo dividida em duas partes. A parte de Formação geral conta com 10 questões (9 objetivas e 1 discursiva), enquanto a parte Componente Específico de cada Área de Avaliação apresenta 30 questões (29 objetivas e 1 discursiva).
Cursos avaliados no Enade 2023
Neste ano, o MEC vai avaliar os seguintes cursos tecnólogos e de bacharelado:
- I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
- II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.
A publicação dos gabaritos do Enade está prevista para o dia 8 de dezembro, enquanto os resultados serão publicados em 10 de setembro de 2024.