Enade das Licenciaturas: MEC publica primeiro edital
Estudantes já podem conferir datas, regras e procedimetos
O Ministério da Educação (MEC) já publicou o edital da primeira edição do Enade das Licenciaturas. O Enade é oExame Nacional de Desempenho dos Estudantes, través do qual o governo federal avalia a qualidade do aprendizado de estudantes que estão concluindo o ensino superior.
Com a publicação do edital do Enade das Licenciaturas, que será implementado já nesta edição de 2024, a pasta busca aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente, de forma direcionada. Os coordenadores de cursos de licenciatura e os estudantes já podem conferir os procedimentos, as regras e o cronograma do exame. Clique aqui!
Segundo os dados divulgados pela pasta, a expectativa é de que mais de 370 mil alunos, distribuídos por todas as unidades da Federação, participem desta edição da avaliação.
Além de divulgar o edital, a pasta publicou também outras duas portarias referentes ao Enade e as Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas. Confira abaixo mais informações sobre o exame!
Enade das Licenciaturas
O Enade das Licenciaturas consiste em uma reformulação do exame tradicional, que já é aplicado anualmente pelo MEC em todos os cursos de graduação de instituições de ensino superior brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame terá com enfoque nos cursos que formam professores.
A nova modalidade será implementada ainda neste ano, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Inep em edital. Quanto às alterações, o órgão informa:
“As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”.
Outra alteração é a separação da prova em duas etapas: prática e teórica. Nesse sentido, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”. O cronograma disponível no edital detalha dada para cada uma das etpas.
Ainda de acordo com o Inep, “As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”.
No início deste mês de julho, o Inep ublicou as Portarias que definem as Matrizes de Referência de cada área de avaliação das provas do Enade das Licenciaturas 2024. Esses documentos estruturam e apoiam os trabalhos da equipe do Instituto e das Comissões Assessoras de Área (CAAs) na montagem dos instrumentos avaliativos do exame.
Segundo a Assessoria de Comunicação Social do Inep, as matrizes estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados na prova. Elas indicam, ainda, a estrutura das provas, que, a partir da edição de 2024, serão constituídas por um componente de Formação Geral Docente (comum a todas as licenciaturas) e por um componente específico de cada área.