Encceja 2023: Inep divulgará resultado nesta semana
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Desse modo, os participantes poderão consultar a partir de hoje o desempenho obtido por meio do site do Encceja.
O Encceja é um exame de nível nacional promovido pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC) que permite que jovens e adultos que não se formaram no período regular obtenham diploma de ensino fundamental e/ou do ensino médio.
De acordo com o edital, para ter direito ao diploma pelo Encceja 2023, o estudante precisa obter pontuação igual ou superior a 100 pontos nas provas objetivas e conseguir pelo menos 50% de aproveitamento na redação. Caso o participante não alcance essas médias, poderá obter uma Declaração Parcial de Proficiência.
Conforme as regras do MEC, podem se inscrever para a certificação do ensino fundamental os estudantes que têm, no mínimo, 15 anos completos. Para o ensino médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data do exame.
Provas do Encceja 2023
As provas regulares do Encceja 2023 foram aplicadas para todos os participantes no dia 27 de agosto. A aplicação aconteceu em municípios de todos os estados e também no Distrito Federal. A reaplicação aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro. Nessas mesmas datas o Inep aplicou o exame para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).
As provas abarcaram quatro grandes áreas do conhecimento. Cada prova do Encceja conta com 120 questões. Desse modo, são 30 questões por área do conhecimento. Nesse sentido, para os inscritos para o ensino fundamental, além da prova de redação, o Inep aplicará quatro provas objetivas sobre as seguintes áreas:
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física;
- História e Geografia.
Para os participantes inscritos para a certificação de nível médio, o Inep aplicará uma prova composta por 120 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias. Além disso, os candidatos responderão também a uma prova de redação em Língua Portuguesa.
O tema de redação do Encceja 2023 para os candidatos inscritos na modalidade ensino fundamental foi “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas”. Os participantes inscritos para o ensino médio foi “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”.
Nesta edição, o exame registrou mais de 1,1 milhão de inscrições. De acordo com os dados do Inep, órgão responsável pelo exame, mais de 355,8 mil candidatos compareceram no dia do exame. Desse modo, o Encceja 2023 teve uma abstenção de 57,67%.
O cálculo das provas objetivas é feito de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Sobre o Encceja
A participação no Encceja é gratuita e voluntária. Desse modo, puderam se inscrever quaisquer estudantes que não têm o ensino médio ou fundamental completo e que cumprem o pré-requisito de faixa etária. O exame é promovido pelo MEC para que jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade escolar adequada possam obter o certificado de conclusão dessas etapas da educação formal.
De acordo com as regras do MEC, podem se inscrever para a certificação do ensino fundamental os estudantes que têm, no mínimo, 15 anos completos. Para o ensino médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data do exame.
Acesse o edital do Revalida para mais informações.