Encceja 2024: residentes do Rio Grande do Sul terão novo prazo de inscrição
Inscrições serão reabertas na próxima segunda-feira (13).
O Ministério da Educação (MEC) anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 10 de maio, que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai reabrir o prazo de inscrições do ENCCEJA 2024, de forma exclusiva, para participantes que moram no Rio Grande do Sul, devido às enchentes que atingiram o estado após fortes chuvas.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um exame promovido pelo Governo Federal para promover a certificação de nível fundamental e médio para jovens e adultos que não concluíram essas etapas da educação básica dentro da faixa etária adequada.
As inscrições para o Encceja 2024 tiveram início no dia 29 de abril e chegam ao fim nesta sexta-feira (10), às 23h59 (horário de Brasília). No entanto, as pessoas que moram no Rio Grande do Sul terão mais alguns dias para realizar as inscrições devido aos problemas de acesso à energia e internet ocasionados pelas enchentes e alagamentos em diversos municípis do Estado.
O Inep prorrogará o prazo exclusivamente para os residentes do RS. Desse modo, as inscrições serão reabertas para esses candidatos na próxima segunda-feira, dia 13 de maio. Os moradores do RS terão até o dia 24 de maio para se inscrever no Encceja 2024. A nova data também se aplica para solicitações de atendimento especializado e para pedido de uso do nome social durante o exame.
Inscrições para o Encceja 2024
Podem se inscrever no exame de certificação as pessoas que têm interesse em obter certificado de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. É pré-requisito para a participação er a idade mínima estabelecida pelo MEC para cada nível.
De acordo com as regras do MEC, podem se inscrever para obter certificado de nível fundamental as pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova. Já para o certificado de nível médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos no dia da avaliação.
Como se inscrever?
As inscrições para o exame são gratuitas e estão sendo recebidas de forma virtual. Portanto, para se inscrever, o candidato deve acessar os site do Encceja, informar o número de CPF e data de nascimento e preencher todas as informações solicitadas no formulário de inscrição.
Além de informar o nível de certificação desejada, os candidatos devem indicar uma das cidades como local de realização das provas e uma instituição certificadora. É também durante a inscrição que o candidato pode solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
Aqueles que se inscreveram no Encceja 2023 gratuitamente, mas faltaram às provas e não justificaram ausência deverão pagar uma taxa de ressarcimento no valor de R$40,00 ao Inep.
Encceja 2024: Provas
De acordo com o cronograma, as provas do Encceja 2024 serão aplicadas no dia 25 de agosto, em dois turnos, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino. Haverá locais de prova em todo o país e a aplicação seguirá o horário oficial de Brasília. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 8h e fechados às 8h45 no período da manhã. À tarde os portões serão abertos às 14h30 e fechados, impreterivelmente, às 15h15.
Os candidatos responderão a 120 questões objetivas, divididas em quatro áreas (30 de cada), conforme as Matrizes de Referência disponíveis no portal do Inep. O órgão aplicará também uma prova de Redação em Língua Portuguesa.
Principais datas do Encceja 2024
- Período de inscrição: 29/04 a 10/05
- Solicitação de atendimento especializado/ nome social: 29/04 a 10/05
- Resultado dos pedidos de atendimento especializado/ nome social: 17/05
- Provas: 25 de agosto
- Resultado das provas: 23 de dezembro