ENCCEJA: Prazo para justificar ausência termina hoje (5)

O Inep divulgará o resultado em 15 de abril

O período para justificar ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 chega ao fim nesta sexta-feira, dia 5 de abril. O procedimento é obrigatório para os estudantes que se inscreveram no Encceja 2023 gratuitamente, mas faltaram no dia da prova, e que desejam se inscrever no Encceja 2024 de forma gratuita.

O procedimento de justificativa de ausência deve ser feito exclusivamente on-line e exige a comprovação da situação que motivou a falta do participante no dia em que foram aplicadas as provas da última edição do exame. O edital do Encceja 2024 apresenta o cronograma para o procedimento, bem como os motivos aceitos e documentos aceitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes inscritos que faltaram no Encceja 2023 que não justificarem a ausência ou que tiverem a justificativa recusada deverão ressarcir ao Inep um valor de R$40,00 (quarenta reais), caso desejem participar do Encceja 2024. Veja a seguir mais detalhes sobre o procedimento!

Encceja: Como justificar ausência?

De acordo com o edital do Encceja 2024, o período para realizar o procedimento de justificativa de ausência foi aberto no dia 25 de março e chega ao fim hoje, dia 5 de abril. Para realizar o procedimento os estudantes devem seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o Sistema Encceja e clique no link “Justificativa de Ausência”;
  2. Após clicar no link, preencha os campos em branco;
  3. Após conferir os dados pessoais, selecione o motivo da ausência no Encceja 2023, a partir das opções apresentadas;
  4. Anexe o documento indicado para comprovar a justificativa (o arquivo deve ter tamanho máximo de 2 MB e estar no formato PDF, PNG ou JPG). Após anexar, pode enviar o arquivo.
  5. Insira informações de contato e clique em “Próximo”.
  6. Em seguida, basta conferir as informações do resumo da justificativa e clicar em “Confirmar”.

Quais são os documentos e motivos aceitos pelo Inep?

Segundo o edital, o Inep aceitará para fins de justificativa de ausência os documentos que comprovem os seguintes motivos ou condições:

  • Assalto/furto – Boletim de Ocorrência Policial legível;
  • Acidente de trânsito – Boletim de Ocorrência Policial legível;
  • Casamento/união estável – Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável legíveis;
  • Morte na família – Certidão de Óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data do Exame;
  • Maternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple o dia 27 de agosto de 2023 ou os dias 17 ou 18 de outubro de 2023;
  • Paternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple o dia 27 de agosto de 2023 ou os dias 17 ou 18 de outubro de 2023;
  • Acompanhamento de familiar;
  • Privação de liberdade – Mandado de prisão ou documento congênere;
  • Emergência médica/internação/consulta médica – Atestado médico ou odontológico;
  • Trabalho – Declaração de exercício de atividade profissional;
  • Deslocamento a trabalho – Declaração de exercício de atividade profissional assinado contendo justificativa do deslocamento;
  • Intercâmbio acadêmico – Documento assinado, em língua portuguesa, da Instituição de Ensino;
  • Atividade curricular – Declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante em atividade curricular.

Principais datas do Encceja 2024

Após a análise das justificativas, o Inep divulgará o resultado no dia 15 de abril. Aqueles cujas justificativas forem recusadas poderão interpor recursos entre os dias 15 e 19 do mesmo mês.

O período de inscrição para participar do Encceja 2024 será do dia 29 de abril até o dia 10 de maio. Os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social também serão recebidos entre 29 de abril e 10 de maio, durante o procedimento de inscrição. O resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social será liberado em 17 de maio.

As provas do Encceja 2024 serão aplicadas no  dia 25 de agosto de 2024 e o resultado da prova está previsto para 23 de dezembro. Com um bom desempenho no exame, os participantes podem obter certificação de nível fundamental e médio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.