Encceja PPL: Estão abertas as inscrições para a edição 2024
As inscrições serão recebidas até 9 de agosto
O período de inscrição para o Encceja PPL 2024 já está aberto. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições serão recebidas entre os dias 22 de julho e 9 de agosto. As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelos responsáveis pedagógicos, de forma virtual.
O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A modalidade PPL é voltada para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL). Segundo o Inep, o Encceja PPL tem o mesmo formato que o exame tradicional e também o mesmo nível de dificuldade. O que diferencia as modalidades é o fato de o Encceja PPL ser aplicado exclusivamente dentro das unidades prisionais e socioeducativas.
Para receber o exame, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem aderir ao Encceja até o dia 2 de agosto. De acordo com o edital, para aderir ao exame, os órgãos deverão enviar os dados necessários para o seguinte endereço de e-mail: aplicacao.ppl@inep.gov.br. O assunto da mensagem deverá ser “Adesão Encceja Nacional PPL 2024” e a mensagem deve indicar o nome do responsável pedagógico.
O Encceja PPL é de extrema importância para os detentos e detentas que desejam concluir seus estudos, pois promove oportunidade de educação, de reintegração social, e inclusão social, além de garantir o direito à educação, que é um direito de todos os brasileiros, conforme previsto em lei.
Encceja PPL 2024: Inscrições
Como mencionado acima, as inscrições para o Encceja PPL 2024 foram abertas na segunda-feira, dia 22 de julho. Os responsáveis pedagógicos têm até as 23h59 do dia 9 de agosto para realizar a inscrição dos jovens e adultos privados de liberdade. As inscrições estão sendo recebidas através deste site.
No momento da inscrição, o responsável pedagógico deve informar todos os dados do candidato e indicar que prova o candidato vai fazer: Ensino Médio ou Fundamental. Também durante a inscrição os responsáveis pedagógicos devem solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social do participante, quando houver necessidade.
Conforme estabelecido no edital, podem participar do Encceja PPL 2024 pessoas em situação de privação de liberdade que atendam a idade mínima estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para cada certificação. Podem fazer o exame para obter certificação de nível fundamental jovens que tenham, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova. Já para a certificação de nível médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos na data de aplicação do exame.
Encceja PPL 2024: Provas
De acordo com o cronograma, as provas do Encceja PPL 2024 serão realizadas no dia 15 e 16 de outubro. O dia 15 de outubro será reservado para os inscritos para o nível fundamental, enquanto o dia 16 de outubro está reservado para a aplicação da prova de nível médio.
Ainda segundo o edital, as provas do exame de certificação de jovens e adultos serão compostas por 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa, sendo 30 questões sobre cada área:
- Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; e Redação.
- Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias ; e Redação.
Principais datas
- Adesão dos órgãos prisionais: 15 de julho a 2 de agosto
- Inscrições de participantes: 22 de julho a 9 de agosto
- Provas: 15 e 16 de outubro
Acesse o edital do Encceja PPL 2024 na íntegra para mais detalhes.
Leia também Celpe-Bras 2024/2: Exame de língua portuguesa para estrangeiros será em outubro; saiba mais!