ENEM 2023: pedidos de reaplicação das provas são recebidos até sexta-feira (17)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já está recebendo os pedidos de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Desse modo, os estudantes que perderam um ou dos dois dias de prova do exame poderão solicitar uma nova chance de responder as provas do Enem 2023.
De acordo com o cronograma do Inep, os interessados em solicitar a reaplicação do exame poderão enviar os pedidos até as 23h59 do dia 17 de novembro (horário de Brasília). Portanto, os estudantes devem acessar a Página do Participante até essa sexta-feira e enviar os documentos comprobatórios solicitados no edital do Enem 2023 para comprovar a necessidade de reaplicação das provas.
Conforme estabelecido no documento, têm direito à reaplicação do Enem 2023 os estudantes que não puderam fazer as provas por questões logísticas ou por contaminação com doenças infectocontagiosas listadas no edital. A reaplicação do Enem 2023 está marcada para o dias 12 e 13 de dezembro.
Doenças e problemas logísticos
Além dos participantes que faltaram às provas por problemas logísticos e por motivos de saúde, também poderão solicitar a reaplicação as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
- Infraestrutura e logística – Se a pessoa foi afetada por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, pode solicitar a reaplicação.
- Motivos de saúde – Quem faltou por sintoma de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também pode fazer o Enem em dezembro. Estão previstas: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.
O edital estabelece ainda regras para os documentos comprobatórios. Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por laudo médico que comprove a doença, contendo: o nome completo do participante; o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10); e a assinatura de médico responsável e o nº do CRM.
Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas. São considerados problemas logísticos para fins de reaplicação do Enem: falta de energia elétrica (que tenha comprometido a aplicação da prova); desastres naturais; problemas do sistema; erro de execução do aplicador de prova; e lotação do local de prova.
A análise dos pedidos de reaplicação será feita será feita de forma individual pelo Inep. Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação.
Como foi o Enem 2023?
O Inep aplicou as provas do Enem 2023 nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos. Cerca de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para participar do exame nacional, que é uma das principais portas de acesso ao ensino superior no país. No primeiro dia, a taxa de abstenção do exame foi de 28,1%, enquanto no segundo dia de aplicação a abstenção chegou a 32%.
No primeiro dia de provas, o Inep aplicou as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da prova de redação. Ao todo, foram 90 questões objetivas, sendo 45 sobre cada área. O tema proposto foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
No segundo dia de provas, o Inep aplicou duas provas objetivas, a de Matemática e suas Tecnologias e a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada caderno de prova conta com 45 questões, totalizando 90 questões de múltipla escolha.
Gabarito e resultados
O Inep antecipou a divulgação dos gabaritos e cadernos de prova do Enem 2023, de modo que os participantes já podem conferir as respostas oficiais no site do órgão. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Enem 2023 está marcada para janeiro de 2024.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.