Enem 2023: Resultados serão divulgados em uma semana
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão publicados daqui a uma semana, no dia 16 de janeiro. Os estudantes poderão conferir o boletim de desempenho individual por meio da Página do Participante. As notas obtidas no Enem podem ser usadas pelos participantes para ingressar em cursos do ensino superior.
Os estudantes que fizeram as provas na condição de treineiros, apenas para fins de autoavaliação, não poderão usar as notas do exame em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que possibilitam o acesso ao ensino superior.
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável por coordenar o exame, divulgará as notas dos treineiros somente em março, a contar da divulgação dos resultados, como especifica o edital.
O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de pessoas. Inicialmente, quando foi criado, o exame tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio em todo país. Ao longo dos anos, o exame se tornou uma das principais portas de ingresso em universidades públicas.
O Inep destaca que “Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”.
Como acessar o resultado do Enem 2023?
Como acontece tradicionalmente, o Inep divulgará o resultado dessa edição no site do Enem. Portanto, para consultar o seu desempenho, o estudante deverá acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br, o mesmo usado para se inscrever no Enem 2023. Caso tenha esquecido a senha, o participante poderá recuperar as suas credenciais acessando a página acesso.gov.br, onde será necessário clicar em “Esqueci minha senha”, após informar o número de CPF.
O Inep não informou o horário em que o resultado será liberado. Desse modo, os estudantes podem ter o acesso ao resultado a qualquer momento na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro.
Espelho da redação
Daqui a uma semana, o Inep divulgará apenas as notas, de modo que ficará disponível para visualização apenas o boletim de desempenho, com a pontuação obtida em cada uma das provas e a média final. A nota da redação será liberada, mas o o espelho da correção será divulgado posteriormente.
De acordo com o Inep, o espelho das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. A redação é a única prova “aberta” do Enem, exigindo a produção de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
A correção da prova de redação é feita por profissionais da área de Letras treinados pelo Inep. A prova é corrigida com base em cinco competências, que avaliam desde a adequação ao tema até o uso adequado da norma padrão da língua portuguesa. A nota pode chegar a 1000 pontos.
Como foi o Enem 2023?
As provas do Enem 2023 aconteceram em novembro do ano passo, em dois domingos consecutivos. Em 5 de novembro de 2023, os participantes responderam a 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Nessa data, o Inep aplicou também a prova de redação. No segundo domingo, dia 12 de novembro, o Inep aplicou mais duas provas objetivas, sendo 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
A reaplicação do exame aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro. Somente os estudantes que comprovaram problemas logísticos ou diagnóstico de doença infectocontagiosa tiveram direito à reaplicação.
Acesse o edital do Enem 2023 para mais detalhes.
Leia também SiSU 2024: MEC receberá as inscrições de 22 a 25 de janeiro; saiba mais.