Enem 2024: Inep prorroga inscrição de certificadores

Interessados em trabalhar como certificadores têm até amanhã (26) para se inscreverem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o período de inscrição para trabalhar como certificador no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Inicialmente, as inscrições para compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC) seriam recebidas até 24 de julho.

Com a prorrogaçaõ, o Inep estendeu o prazo dois dias. Desse modo, o  período de inscrição na Rede Nacional de Certificadores chega ao fim nesta sexta-feira, dia 26 de julho. Os interessados terão até as 23h59 de amanhã para realizar o cadastro.

Certificadores no Enem: como se inscrever?

O procedimento de inscrição deve ser feito exclusivamente por meio do site do Inep, de forma gratuita. Após acessar a plataforma, é necessário clicar em “Cadastre-se”, preenchendo toda as informações solicitadas no formulário eletrônico. Para acessar o sistema, o Inep recomenda o uso do Chrome, versão 26 ou superior; ou do Firefox, versão 20 ou superior.

Podem se inscrever para atuar como certificadores do Enem 2024 somente servidores públicos, de nível federal, ou professores da rede estadual ou municipal.

Além disso, para se candidatar para trabalhar como certificador no Enem, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ter formação mínima em ensino médio; não estar inscrito como participante no Enem 2024; e não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos nesta edição do exame.

No momento da inscrição, é possível escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação. Conforme estabelecido em edital, para que as pessoas possam atuar como certificadores do exame, é necessário que tenham acesso a smartphone ou tablet.

Após a realização da inscrição, o inscrito terá acesso a sua página de acompanhamento que trará notícias sobre os exames e avaliações, informes sobre a sua capacitação, suas demandas de atividades e o relatório que deverá ser preenchido. Ainda de acordo com o Inep, a confirmação da inscrição individual poderá ser consultada por cada interessado na Página de Acompanhamento no endereço: http://certificadores.inep.gov.br.

De acordo com o cronograma do Inep, a lista de interessados com inscrições aceitas será liberada no dia 14 de agosto. Aqueles cujas inscrições não forem confirmadas poderão interpor recursos entre os dias 15 e 21 de agosto. O Inep divulgará o resultado após recursos no dia 9 de setembro.

Os certificadores do Enem são treinados pelo Inep. Imagem: Reprodução
Os certificadores do Enem são treinados pelo Inep. Imagem: Reprodução

Certificadores passarão por treinamento

Para atuar como certificador no Enem 2024 é necessário passar por um treinamento ofertado pelo Inep. Além disso, é necessário obter, no mínimo, 70% de aproveitamento do curso, que é feito virtualmente. O Inep informará o período de treinamento no site da RNC. Neste curso, os futuros cetificadores serão preparados para desempenhar as seguintes tarefas durante a aplicação do exame:

  • A entrega, preservação, armazenamento e abertura dos malotes contendo os cadernos de questões.
  • A recepção, treinamento e atuação dos membros da equipe responsável pela aplicação do exame nos dias programados.
  • A abertura e fechamento dos portões do local de provas, bem como o início e o término das provas conforme os horários estabelecidos.
  • O retorno dos cartões-resposta, folhas de redação e materiais administrativos aos Correios dentro dos malotes.
  • A utilização de salas extra, quando necessário.
  • A identificação dos participantes.
  • A substituição de provas e cartões-resposta quando necessário.

Sobre o Enem 2024

Os certificadores do Enem 2024 precisam ter disponibilidade total no dia do exame. Segundo o cronograma, as provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições para essa edição já foram recebidas. Mais de 1 milhão de estudantes farão o exame.

No primeiro dia, 3 de novembro, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Já no segundo dia, o Inep aplica as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Leia também Celpe-Bras 2024/2: Exame de língua portuguesa para estrangeiros será em outubro; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.