ENEM 2024: como ganhar MAIS PONTOS na redação com os repertórios?

Confira as dicas que separamos para você

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais relevantes de todo o país e, dessa forma, todos os anos, milhares de estudantes fazem o ENEM em um dos centros de aplicação no Brasil.

A redação é uma das partes mais importantes de toda a prova do ENEM, pois é responsável por parte significativa da nota final do estudante. Dessa forma, é muito importante que você consiga uma boa nota na redação do ENEM.

Uma das maneiras de conseguir uma boa nota na redação é seguindo atentamente as competências usadas na avaliação do texto. A competência 2 da redação do ENEM avalia a capacidade do aluno de desenvolver um tema dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo e um dos aspectos mais importantes para se destacar nessa competência é o uso eficiente de repertórios socioculturais.

Assim, para que você entenda como ganhar pontos na redação do ENEM, separamos um resumo com dicas valiosas sobre o uso estratégico de repertórios socioculturais. Confira!

Como usar os repertórios na redação do ENEM de forma eficiente?

Os repertórios socioculturais formam o conjunto de conhecimentos que o candidato possui e que pode ser utilizado para enriquecer a argumentação na redação. Dessa maneira, fazem parte do grupo referências históricas, filosóficas, literárias, científicas, entre outras.

O uso estratégico e eficiente de repertórios na redação do ENEM pode ajudar o estudante a ganhar mais pontos da redação, pois eles são muito valorizados pelos corretores.

O primeiro passo para usar os repertórios de forma estratégica é refletir sobre como o repertório pode ser incluído em um contexto. É fundamental que você entenda que os repertórios não podem ser usados de forma aleatória, mas devem estar conectados ao tema abordado ou ao argumento elaborado em um determinado parágrafo do seu texto. Dessa forma, o repertório deve sempre ser incluído para tornar a discussão proposta ainda mais sólida e relevante.

Usar repertórios
Use sempre repertórios interessantes para o seu texto. Imagem: Mikhail Nilov/Pexels

Considere também que os repertórios devem ser usados em pontos específicos da sua redação. Evite, por exemplo, inserir repertórios somente na conclusão do seu texto. É mais interessante começar o seu texto com um repertório criativo logo no parágrafo de introdução e incluir também outros repertórios nos parágrafos de desenvolvimento.

Por fim, é importante que os repertórios sejam aliados e não inimigos. Assim, não não exagere na quantidade de repertórios usados no seu texto: lembre-se de que eles não devem sobrecarregar o texto com uma quantidade excessiva de informações. Dessa forma, busque escolher com cuidado os repertórios mais adequados para os argumentos elaborados no texto.

Como ganhar pontos com repertório na redação?

Não existe uma única maneira de incluir um repertório sociocultural na sua redação. Mas, vamos apresentar três maneiras de incluir os repertórios no seu texto e garanta mais pontos na redação.

Eventos históricos

Eventos históricos podem ser usados como repertório na redação do ENEM. Se o tema da sua redação fizer referência a um tema político, você pode, por exemplo, citar a Guerra do Paraguai.

Assim, você pode memorizar alguns eventos marcantes da história para usar como repertórios no seu texto. 

Estatísticas e dados

Também é possível usar estatísticas e dados como repertórios para sustentar os seus argumentos.

Nesse caso, lembre-se de que os dados devem ser inseridos de forma precisa. Eles podem ser memorizados ou podem ser retirados dos textos de apoio fornecidos pela prova.

Citações

Por fim, devemos mencionar que uma das formas mais eficientes de usar repertório na redação é por meio da memorização de citações.

Você pode, por exemplo, memorizar de 3 a 4 citações de intelectuais importantes e que podem ser usadas em vários temas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.