Enem 2024: Inscrições começam em uma semana
Período de inscrição será de 27 de maio a 7 de junho.
O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa em uma semana, na próxima egunda-feira, dia 27 de maio. De acordo com o edital do Enem 2024, as inscrições serão recebidas até o dia 7 de junho. Como acontece tradicionalmente, os estudantes poderão se inscrever online, por meio da Página do Participante.
O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Atualmente, além de fornecer dados sobre a qualidade do ensino médio, o exame é usado também como ferramenta de avaliação para acesso ao ensino superior.
Assim, com as notas do Enem, os estudantes conseguem concorrer a vagas em cursos de graduação de universidades públicas e privadas. Por isso, anualmente o Enem recebe inscrições de milhões de estudantes em todo o país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal ligada ao MEC, é responsável por organizar e aplicar o exame. Na última segunda-feira, dia 13 de maio, o Inep publicou o edital do Enem 2024 no Diário Oficial da União (DOU) apresentando todas as informações sobre a edição do exame este ano. Veja abaixo mais informações sobre as inscrições e provas!
Enem 2024: Inscrições
Tradicionalmente, as inscrições para o Enem são recebidas de forma virtual. Desse modo, os participantes poderão se inscrever para o Enem 2024 entre 27 de maio e 7 de junho, na Página do Participante. De acordo com o edital, a taxa de inscrição será no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).
Para fazer o cadastro no exame, o estudante deve acessar o sistema do Enem no referido período e fazer login com as credenciais da plataforma GOV.BR, usando o número de CPF. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma opção de língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol) e poderá solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, se for necessário.
Em resumo, durante a inscrição, é obrigatório informar:
- Dados pessoais;
- Opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- Atendimento especializado se for necessário;
- Cidade de realização da prova.
Tratamento pelo nome social
De acordo com o Inep, a partir desta edição, pessoas transgêneros, travestis, transexuais e não-binários que desejam usar o nome social no Enem não precisarão enviar documentação comprobatória. O Inep irá consultar a Receita Federal.Portanto, esses participantes devem conferir se os dados estão atualizados na Receita Federal, já que eles aparecerão de forma automática no momento da inscrição.
Nas edições anteriores, os participantes precisavam enviar documento comprobatório para o Inep avaliar. A mudança passa a valer no Enem 2024.
Taxa de inscrição
Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição entre 15 e 16 de abril e tiveram seus pedidos deferidos estão dispensados de realizar o pagamento da taxa. No entanto, aqueles que não garantiram a isenção da taxa terão que fazer o pagamento da taxa até 12 de junho para efetivar a inscrição. O valor da taxa é R$ 85,00.
Provas do Enem 2024
As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, no período da tarde. A aplicação das provas será iniciada às 13h30 em ambos os dias (horário oficial de Brasília). Ao todo, serão 180 questões. Os locais de prova serão divulgados dias antes das provas, com a liberação do Cartão de Cofirmação de Inscrição.
No 1º dia, 03 de novembro, o Inep aplicará as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões), de Ciências Humanas e (45 questões) e a Redação. No 2º dia, 10 de novembro, as provas serão de Matemática (45 questões) e Ciências da Natureza (45 questões).
Cronograma do Enem 2024
- Período de inscrição: 27 de maio a 07 de junho
- Provas: 03 e 10 de novembro
- Gabaritos: 20 de novembro
- Reaplicação das provas: 10 e 11 de dezembro
- Resultado: 13 de janeiro de 2025