ENEM 2024: tópicos de Geografia que não podem ficar de fora dos seus estudos
Não deixe de estudar esses temas
Muitos estudantes já começaram a preparação para enfrentar a próxima edição da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá em novembro.
O primeiro passo para começar a estudar é entender como cada disciplina será cobrada no exame e quais são os temas fundamentais dentro de cada uma delas. Sabemos que a prova do ENEM aborda, por exemplo, diversas questões de geografia no primeiro dia do exame.
É claro que as questões podem abordar diversos tópicos dessa disciplina, mas existem alguns temas que são cobrados com muita frequência e que, dessa maneira, você não pode deixar de revisar.
Dessa forma, que você consiga estudar de forma adequada, trouxemos um resumo com os temas de geografia que não podem ficar de fora dos seus estudos para o ENEM 2024. Confira!
Geografia no ENEM 2024: os blocos econômicos
A prova do ENEM aborda com frequência as principais características dos blocos econômicos, criados para facilitar o comércio e os investimentos entre os seus membros.
A União Europeia é um dos principais blocos econômicos em funcionamento. A UE, como também é conhecida, é uma união política e econômica criada no ano de 1992, com o objetivo de criar um bloco econômico que pudesse estabelecer uma cooperação entre países da Europa.
Na América do Norte, por sua vez, destaca-se o NAFTA, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio que posteriormente foi substituído pelo USMCA, Acordo Estados Unidos-México-Canadá.
O principal bloco econômico da América do Sul é o Mercosul, criado em 1991 através do Tratado de Assunção. Oficialmente, quatro países integram o bloco econômico: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Geografia no ENEM 2024: problemas ambientais
Os problemas ambientais são abordados com frequência pela prova do ENEM, tanto em questões de geografia como em perguntas interdisciplinares.
Dessa maneira, é fundamental que você estude os principais problemas ambientais da atualidade, como o desmatamento, a poluição do ar e da água, a degradação do solo e a perda da biodiversidade.
Geografia no ENEM 2024: dinâmicas demográficas
A prova do ENEM pode trazer questões sobre as dinâmicas demográficas do Brasil e também de outros países do mundo. As perguntas podem abordar, por exemplo, o crescimento populacional, a distribuição da população, as migrações e o envelhecimento da população.
Também é importante que você entende os padrões demográficos brasileiros, a transição demográfica, índices de natalidade e mortalidade, além dos desafios associados ao envelhecimento da população.
Geografia no ENEM 2024: cartografia
A cartografia é a ciência responsável por estudar e confeccionar produtos cartográficos, como os mapas. Dentro do tema, o ENEM costuma abordar os diferentes tipos de projeções cartográficas, como a projeção cilíndrica, a projeção cilíndrica conforme, a projeção cônica e a projeção azimutal.
Geografia no ENEM 2024: questões agrárias
A prova do ENEM pode abordar as questões agrárias, uma vez que elas possuem muita importância dentro do contexto brasileiro.
Dessa forma, não se esqueça de estudar os diferentes modelos agrícolas, os desafios enfrentados pelos agricultores e as controvérsias da reforma agrária.
Geografia no ENEM 2024: climatologia
Todos os estudantes devem revisar com atenção o tema conhecido como “climatologia”. É muito importante que você entenda a definição de clima, o modo como diferentes aspectos podem influenciar os climas de lugares diferentes e qual a relação entre clima e tempo.
Por fim, não se esqueça de estudar os principais elementos do clima, como temperatura, umidade e pressão atmosférica.
ENEM 2024: entenda o funcionamento da prova
As questões de geografia integram a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de provas do ENEM.
Com 45 questões, a prova de Humanas é composta por 45 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
- História;
- Geografia;
- Filosofia;
- Sociologia.
Não sabemos qual será a quantidade exata de questões de geografia no ENEM 2024 , uma vez que o número muda a cada edição da prova. Mas, sabemos que as questões de geografia são muito mais abundantes do que aquelas de filosofia e sociologia, por exemplo.
Assim, é fundamental que você revise os tópicos mais abordados pelas perguntas de geografia para conseguir um bom desempenho no ENEM.