ENEM 2024: vagas abertas para CORRETOR da prova; veja as regras
Veja como trabalhar na correção da prova do ENEM 2024
Além de ser uma oportunidade para aqueles que querem ingressar em um instituição de ensino superior, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) também proporciona oportunidades de trabalho para as mais variadas funções.
Se você pretende trabalhar no ENEM, deve ficar atento: o edital para concorrer às vagas de corretor da redação do ENEM 2024 já foi divulgado e as inscrições estão abertas.
Dessa maneira, para que você entenda como o processo de seleção irá funcionar e como você pode se inscrever, separamos um resumo completo sobre como trabalhar como corretor do ENEM 2024. Vamos conferir!
Vagas para corretor do ENEM 2024: inscrições estão abertas
O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) divulgou o edital do Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores (PAQ-A). O processo seletivo é responsável pela seleção dos colaboradores para atuar na correção das redações do ENEM 2024.
As inscrições já estão abertas e todos os candidatos que quiserem participar do PAQ poderão se inscrever até o dia 12 de julho de 2024.
Todos os interessados poderão se inscrever exclusivamente online por meio do formulário eletrônico disponível no site do Cebraspe. No momento da inscrição, os candidatos deverão fornecer documentos que comprovem os requisitos informados no edital da seleção.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o edital do PAQ-A e confira mais informações.
Funcionamento do processo seletivo
Conforme as informações divulgadas pelo Cebraspe, a seleção de colaboradores para correção das redações do ENEM irá acontecer em duas fases.
Como parte da primeira fase para avaliadores (PAQ-A), os candidatos deverão participar de um curso de capacitação dividido em seis módulos, com carga horária de 120 horas. O treinamento irá acontecer de forma virtual.
A segunda fase do processo seletivo será composta por uma prova com 100 questões objetivas (de múltipla escolha) e uma produção textual. Nesta edição do processo seletivo do Cebraspe, as provas serão realizadas de forma virtual.
É válido destacar que as provas serão aplicadas somente para candidatos que não tenham certificado do PAQ-A ou do Programa de Atualização e Qualificação de Supervisores (PAQ-S) do ENEM 2023, emitido pelo Cebraspe.
Corretores ENEM 2024: quem pode se inscrever?
Poderão participar do PAQ-A todos os candidatos que possuírem graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Será necessário enviar documentação comprobatória para confirmar a inscrição no processo seletivo.
Corretores ENEM 2024: quem não pode se inscrever?
Conforme indicado no edital do processo seletivo publicado pelo Cebraspe, não poderão participar do processo seletivo os candidatos que:
- Estiverem inscritos no ENEM 2024;
- Possuírem qualquer tipo de relação de parentesco em 1º grau com participantes do ENEM 2024;
- Possuírem vínculo com cursos preparatórios para o ENEM, para vestibulares ou para concursos públicos;
- Estiverem desenvolvendo atividades que impeçam o participante de realizar com lisura as atribuições inerentes à função de avaliador das redações do ENEM 2024;
- Adotarem conduta repreensível ou inidoneidade moral.
Cronograma do processo seletivo
Conforme o cronograma oficial do processo seletivo divulgado pelo Cebraspe, a primeira fase da seleção irá acontecer entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro de 2024.
As provas, tanto aquela objetiva como a de redação, serão realizadas no dia 29 de setembro de 2024.
No dia 21 de outubro de 2024, por sua vez, será divulgado o resultado final das seleções. Os candidatos aprovados irão receber um convite para trabalhar no ENEM 2024 e para participar da capacitação presencial.
A capacitação presencial deve ser feita entre os dias 21 e 25 de outubro.
Qual será a remuneração dos corretores do ENEM 2024?
Segundo as informações que já foram divulgadas, os profissionais selecionados através do processo seletivo PAQ deverão corrigir de 100 a 200 redações por dia. Caso o corretor não cumpra a meta estabelecida, ele poderá ser excluído do quadro de avaliadores.
Conforme indicado no edital, será pago o valor de R$ 3,00 por redação corrigida em 1ª e 2ª correções e R$ 3,30 por redação corrigida em 3ª correção.