ENEM: Como usar a nota do exame para entrar na faculdade?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada no ensino superior. Por isso, milhões de estudantes participam do exame anualmente em todo o Brasil. Com as notas do Enem, é possível concorrer a vagas em instituições públicas e privadas de todo país e também em instituições de ensino superior estrangeiras.
Criado em 1998, o objetivo inicial do exame era de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Ao longo dos anos, o exame adquiriu outras finalidades, de modo que, atualmente, além de avaliar a qualidade da educação, o Enem é utilizado como critério de seleção para ingresso em diversas universidades e instituições de ensino superior do país, tanto públicas quanto privadas.
O exame é organizado e aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua aplicação acontece todos os anos, geralmente no mês de novembro.
Confira a seguir um breve resumo sobre o exame e como usar as notas do Enem para ingressar em cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos)!
Como funciona o Enem?
Podem participar do Enem estudantes que estão concluindo ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Os demais estudantes somente podem participar do exame na condição de “treineiros”, ou seja, podem usar as notas obtidas somente para fins de autoavaliação. Nesses casos, o desempenho do Enem não servem para o acesso ao ensino superior.
As inscrições para o Enem são recebidas exclusivamente de forma virtual, por meio da Página do Participante. O Inep recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição, mas os estudantes não isentos devem pagar uma taxa para efetivar a inscrição no exame.
Tradicionalmente, o exame é aplicado em dois domingos consecutivos, sendo composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas objetivas contam com 45 questões cada, abarcando os seguintes assuntos:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de Química, Física e Biologia.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de Matemática.
Já a prova de redação exige que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo em língua portuguesa a partir de um tema proposto, desenvolvendo uma reflexão sobre o assunto e defendendo um ponto de vista e usando a norma padrão da língua.
Como usar o exame para ingressar no ensino superior?
É possível usar as notas do Enem tanto para ingresso em universidades públicas quanto em instituições privadas. O Governo Federal promove três grandes processos seletivos de acesso ao ensino superior que usam as notas do Enem.
Universidades públicas
Um dos programas promovidos pelo MEC é o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que usa as notas da última edição do exame para selecionar estudantes para ingressar nos cursos de graduação das universidades que aderiram ao programa. A inscrição no SiSU é gratuita e exige que o candidato tenha obtido pelo menos 450 pontos na média geral do exame e nota acima de zero na redação.
Além disso, muitas universidades públicas realizam seus próprios processos seletivos usando as notas do Enem. Nesse caso, os estudantes devem se inscrever diretamente junto à instituição. Entre as universidades que aceitam as notas do Enem estão a USP (Enem-USP), a UnB (Acesso Enem) e a Unicamp (Enem-Unicamp).
Instituições privadas
Para ingressar em instituições privadas, os estudantes têm duas opções: a oferta de bolsas de estudo e o financiamento estudantil. O ProUni é o programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais, de 50% e 100%, em instituições de ensino superior privadas. A seleção considera as notas do Enem e as condições de renda dos candidatos.
Já o Fies usa as notas do exame para selecionar estudantes para o financiamento das mensalidades de cursos do ensino superior. Essa seleção é feita a partir das notas de uma das edições do exame ocorridas a partir de 2010.
Enem 2023
A última edição do exame aconteceu no mês passado, contando com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes. O Inep aplicou as provas do Enem 2023 nos dias 5 e 12 de novembro. A divulgação do resultado está prevista para janeiro de 2024. Caso você tenha participado, já sabe que pode usar as notas do exame em diversos processos seletivos para ingressar no ensino superior!