ENEM e vestibulares: como escolher um curso de graduação?
Confira as dicas que separamos para te ajudar
Muitos estudantes que irão participar dos Vestibulares ou do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024 estão enfrentando a difícil decisão de escolher um curso de graduação. Afinal, existem diversas opções e não é simples entender como cada curso funciona e o que cada um pode oferecer em termos de oportunidades futuras.
Para te ajudar, separamos um resumo com dicas que poderão te auxiliar nesse processo complicado de escolher um curso de graduação de forma bem mais simples e eficiente. Vamos conferir!
Pesquise a grade curricular do curso
Uma das dicas mais valiosas para conseguir escolher um curso e prestar determinado Vestibular é buscar pela grade curricular do seu curso de interesse na internet.
Nem sempre é fácil entender o que um curso representa. Se você gosta de geografia na escola, por exemplo, não necessariamente o curso de graduação em geografia é o ideal para você. A análise da grade curricular, dessa forma, pode te ajudar nesse processo.
Além disso, a grade curricular irá te mostrar como o curso é estruturado em diferentes partes do país. Você pode, por exemplo, confrontar as grades de diversas universidades e encontrar uma que te agrade mais. Afinal, é importante fazer aquilo que você gosta!
Mas, como encontrar uma grade curricular? Bem, é fácil. Basta digitar: “grade curricular do curso de história na USP“. Insira, assim como no exemplo, o seu curso de interesse e a universidade em questão.
Você gostaria de exercer essa profissão?
Não basta escolher um curso: você precisa se imaginar exercendo a profissão que aquele curso de ensino superior irá te preparar para fazer.
Se você está interessado em biomedicina, por exemplo, é importante que você busque quais são as possibilidades de trabalho na área e se você consegue se imaginar em alguma delas.
Pesquise a experiência de outros estudantes com o curso
Outra dica que irá te ajudar a escolher um curso é pesquisar a opinião de ex-alunos que realizaram o curso ou que conhecem a instituição em questão. Dessa maneira, por meio da experiência de outros estudantes, você poderá entender como o curso realmente funciona.
Tenha em mente que as experiências de outras pessoas podem oferecer uma visão mais prática e realista sobre o que esperar do curso. Você pode buscar essas informações em redes sociais ou fóruns de discussão.
Escolha a instituição com atenção
Muitos estudantes se esquecem de que a escolha da instituição de ensino é tão importante quanto a escolha do curso de graduação em si.
Dessa forma, antes de prestar um determinado vestibular ou escolher uma universidade no Sisu, é importante que você pesquise a reputação da instituição, as modalidades de cursos oferecidas, as oportunidades e a qualidade do corpo docente, por exemplo.
Vale ressaltar que é importante que você procure informações sobre a infraestrutura disponível e, claro, converse com estudantes que já estudaram na instituição.
Entenda os seus interesses pessoais
Por fim, tenha em mente que é muito importante que você entenda quais são os seus interesses pessoais e o que você busca em um curso de graduação: saiba que o primeiro passo para escolher um curso deve ser entender suas próprias habilidades e interesses.
Dessa forma, faça perguntas para si mesmo: O que te motiva? Quais são os seus interesses? Quais são os seus pontos fortes?
Para te ajudar, você pode optar por fazer testes vocacionais para encontrar o curso adequado para o seu perfil. Tenha em mente que o autoconhecimento é muito importante e pode ser uma ferramenta fundamental no processo de escolha de um curso de graduação.