ENEM e Vestibulares: como estudar sozinho para as provas?
Confira as dicas que irão te ajudar a turbinar os seus estudos
Muitos estudantes querem começar a se preparar para enfrentar a próxima edição da prova dos vestibulares e do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerão no fim do ano. Porém, alguns vestibulares preferem estudar sozinhos ou em casa e não querem frequentar um curso para as provas.
Saiba que é perfeitamente possível estudar para as principais provas do país sem frequentar um curso pré-vestibular. Mas, alguns pontos devem ser considerados para que você consiga uma pontuação alta nas provas de seu interesse.
Dessa maneira, para te ajudar, separamos um resumo com algumas dicas que irão te ajudar a entender como estudar sozinho para o ENEM 2024 e os vestibulares. Vamos conferir!
A concentração é muito importante
A concentração é fundamental para todos os estudantes, mas ela é ainda mais importante para os estudantes que querem se preparar para o ENEM 2024 e os vestibulares estudando em casa.
A concentração é um item fundamental e não pode faltar para quem deseja estudar para qualquer vestibular sem estar matriculado em um cursinho pré-vestibular.
O primeiro passo é escolher um local para os estudos, essa decisão pode parecer sem importância, no entanto, é fundamental. Ele deve ser silencioso e organizado com todos os itens necessários disponíveis para os estudos, ou seja, livros, canetas, cadernos e apostilas.
Você deverá estudar em um ambiente com todos os tipos de barulhos e interferências. Porém, é interessante aproveitar esse momento para revisar tópicos que já foram estudados, ouvir um podcast sobre um assunto ligado ao conteúdo da prova ou ler um resumo de um livro cobrado no exame.
Use materiais de sites confiáveis
É importante selecionar materiais de estudo confiáveis e de qualidade para os vestibulares que você está se preparando e para a prova do ENEM. Isso pode incluir apostilas, livros didáticos,, videoaulas, sites e aplicativos de estudo.
Quando estiver procurando materiais de estudo, opte sempre por alternativas que abordem os conteúdos de forma clara , e que sejam compatíveis com o formato do ENEM e dos vestibulares.
A organização será sua aliada
A organização na hora dos estudos também é um item importante. Se você quer estudar de forma eficiente, seus livros, cadernos e apostilas utilizados devem estar organizados conforme as matérias que serão cobradas na sua prova. Dessa forma, será possível ganhar tempo e manter o foco.
É fundamental também que você faça um cronograma de estudos para organizar todos os tópicos que deverão ser estudados para o vestibular de acordo com o tempo disponível até o dia da prova.
Estude com exercícios
Os estudantes que estão se preparando sozinhos para o ENEM ou os vestibulares devem saber que a prática é fundamental. Dessa forma, você deve buscar realizar exercícios sobre todas as matérias que estudar.
Os exercícios são fundamentais para te ajudar a consolidar o conteúdo estudado. Além disso, você também poderá identificar em quais áreas tem mais dificuldade para direcionar o maior tempo para o que for mais necessário dar atenção.
Não se esqueça também que a resolução de exercícios serve também para que o candidato possa verificar quantos minutos ele gasta são necessários para resolver cada questão e, dessa forma, saber a média de tempo que irá precisar manter para não ultrapassar o período estipulado para terminar a prova no dia do vestibular ou do ENEM.
Faça revisões frequentes
Estudar sozinho é um método eficiente, mas não incluir revisões frequentes no seu cronograma de estudos pode ser um grande erro.
Tenha em mente que é fundamental que você realize revisões frequentes para consolidar o aprendizado. Dessa forma, busque reservar tempo regularmente para revisar o material estudado. Para facilitar a revisão, você pode fazer resumos ou mapas mentais sobre os assuntos estudados.
Use ferramentas de estudos diversas
Para diversificar os seus estudos, busque incluir diferentes tipos de recursos ao longo do período de estudos para o vestibular e o ENEM, como vídeo-aulas de diversas matérias, provas anteriores, exercícios e outras ferramentas.