Enem: quase metade dos candidatos tem nota para 20% dos cursos do Sisu; saiba mais
Em uma entrevista coletiva hoje (16/1), o Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem 2023.
Hoje, em uma entrevista coletiva, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.
Conforme o ministério, a nota média foi de 570 pontos, um pouco acima da média nacional de 539,66. Essa pontuação possibilita o acesso a 842 cursos em universidades públicas em todo o país, correspondendo a 20% do total de cursos oferecidos no Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu), principalmente na área de licenciatura. Na reserva de vagas para a rede pública, o número de cursos acessíveis com essa nota é ainda maior, beneficiando 1 milhão e 14 mil candidatos.
Rubens Lacerda, diretor de avaliação de educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), explicou que 43% dos candidatos estão acima do ponto de corte desses cursos, o que significa que mais da metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio estão nesse grupo.
Além disso, com a nota de 509 pontos, os candidatos também garantem 25% das vagas do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que essa não é uma competição restrita, mas sim uma oportunidade aberta a todos os estudantes do Brasil.
Ademais, as notas do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta na Página do Participante.
Veja também: Enem dos Concursos: quais profissões poderão concorrer às 6.640 mil vagas públicas em 2024? Confira
Notas médias do Enem 2023
Em 2023, os candidatos do Enem alcançaram uma média geral em torno de 500 pontos. Nas diferentes áreas, as médias foram: 516,2 em Linguagens, códigos e suas tecnologias; 522 em Ciências Humanas e suas tecnologias; 497,4 em Ciências da Natureza e suas tecnologias; 534,9 em Matemática e suas tecnologias. Na Redação, a pontuação mais comum foi cerca de 641,6.
Portanto, dos 548 mil participantes, a maioria atingiu uma nota média no exame, conforme esperado pelo Inep devido à metodologia de correção chamada Teoria de Resposta ao Item.
Sobre a redação
Na última edição do Enem, os estudantes tiveram um desempenho superior ao ano anterior, com 60 alunos alcançando a pontuação máxima de 1.000 pontos, em comparação com os 18 do ano de 2022. Destes, apenas quatro são provenientes de escolas públicas nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. No Distrito Federal, apenas um estudante atingiu a pontuação máxima.
Acredita-se que a melhoria no desempenho esteja relacionada ao tema proposto, que foi amplamente discutido pela sociedade, evidenciando a capacidade dos jovens em lidar com questões complexas, conforme afirmou Lacerda.
Contudo, embora as notas tenham sido divulgadas nesta terça-feira, o espelho contendo a avaliação das redações será disponibilizado daqui a 90 dias. Esse recurso permite que os candidatos saibam em quais competências ganharam ou perderam pontos.
Vale lembrar que os textos são avaliados com base em cinco competências da matriz de referência, com a pontuação máxima atingindo 1000 pontos. No entanto, há fatores que podem resultar em nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não conformidade com a estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Veja também: Comece o ano com foco: Veja o que mais cai no Enem em cada disciplina e prepare-se!
Cronograma do Prouni
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o edital do Prouni será divulgado amanhã (17/1), e a consulta para as bolsas estará disponível em 19/1. As inscrições para o programa começam em 29/1.
Ademais, Santana mencionou que ainda não há previsão para a divulgação do cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pois o Ministério está ajustando as regras da política.
Veja também: Resultado do ENEM 2023 sai nesta terça (16/01); saiba como ver a nota no site do Inep