Enem: veja 15 livros importantes para quem vai entrar na faculdade
Além dos livros necessários para os vestibulares e o Enem, existem outras obras importantes para aprender coisas que serão úteis na faculdade.
Professores do Colégio Positivo escolheram livros importantes para todas as áreas do conhecimento – são obras que todos devem ler antes de irem para a faculdade. Confira a seguir!
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15 livros importantes para quem vai entrar na faculdade
“O Discurso do Método”, de René Descartes (1637):
- Obra do período moderno que propõe um método seguro para a construção do conhecimento científico através da razão.
- Fundamenta a didática contemporânea e orienta a pesquisa científica.
- Permite questionar conhecimentos do senso comum e desenvolver uma visão crítica sobre o conhecimento.
“Como as Democracias Morrem”, de Daniel Ziblatt e Steven Levitsky (2018):
- Analisa o processo histórico e social de construção da democracia, criticando governos autocráticos.
- Destaca a ascensão de líderes eleitos democraticamente que ameaçam os direitos fundamentais.
- Ajuda a compreender as relações de poder na sociedade contemporânea e valoriza direitos e representatividade das minorias.
“O Teatro dos Vícios”, Emanuel de Araújo (1993):
- Estudo das práticas políticas e sociais no Período Colonial até a atualidade, abordando o “jeitinho brasileiro” e práticas políticas comuns.
- Fundamental para compreender características do Brasil contemporâneo e desenvolver uma visão crítica dos processos políticos brasileiros.
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“O Alienista”, de Machado de Assis (1882):
- Clássico da literatura brasileira indicado pela professora Candice Almeida.
- Aborda a reflexão sobre a loucura e a percepção do outro.
- Contribui para o entendimento do comportamento humano e das relações sociais, segundo a professora Meridiana Aparecida Penga Gehlen.
“Dom Casmurro”, de Machado de Assis (1899):
- Selecionado pelo professor Rodrigo Wieler como um dos maiores mistérios da literatura brasileira.
- Amplia a capacidade de argumentação e o capital intelectual dos estudantes.
- Permite compreender a sociedade brasileira do século XIX e vivenciar experiências humanas como o ciúme.
“A Semente da Vitória”, de Nuno Cobra (2001):
- Indicação da professora Giselle Bailo Uflacker para uma vida mais saudável e significativa.
- Trata-se de um guia para qualidade de vida, sabedoria e reconexão espiritual.
“Os Sertões”, de Euclides da Cunha (1902):
- Escrito por Euclides da Cunha, é o primeiro livro-reportagem do Brasil.
- Aborda a Guerra de Canudos e é indicado pelos professores Jakson Carlos Baniski e Rafael Tavares.
- Contribui para a compreensão da história, sociologia, geografia, filosofia e literatura brasileira.
“Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre (1933):
- Clássico nacional que aborda a formação da sociedade brasileira e a miscigenação dos povos europeus, africanos e indígenas.
- Contribui para a formação do caráter e ensina a lidar com as diferenças, segundo o professor Fernando Cavalcante de Oliveira.
“As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis (1950-1956):
- Livro de fantasia que apresenta temas importantes para a construção social e pessoal.
- Capaz de tirar o leitor de sua zona de conforto e desenvolver o senso crítico, segundo o professor de Literatura.
“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis (1881):
- Marco inicial do Realismo no Brasil que evidencia questões culturais, sociais e filosóficas.
- Contribui para a construção de um intelecto voltado ao debate e ao questionamento, segundo a professora Denize Juliana Reis Cardoso.
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos (1938):
- Romance que reflete sobre as condições de vida do povo brasileiro.
- Revela uma parte da realidade brasileira e é fundamental para o conhecimento do futuro profissional, segundo a coordenadora Liziane Paiz Petri.
“A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak (2005):
- Aborda a importância da leitura em meio à Segunda Guerra Mundial.
- Essencial para qualquer estudante e ajuda a desenvolver empatia e compreensão sobre o contexto histórico, segundo a professora Karina Ody.
“Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus (1960):
- Diário que expõe o racismo, a desigualdade social e a fome no Brasil.
- Contribui para compreender melhor o país e as pessoas que nele vivem, segundo a professora Caroline Knüpfer.
“Aprendendo Inteligência”, de Pierluigi Piazzi (2014):
- Auxilia os estudantes a organizarem seus estudos e aprender com mais facilidade.
- Livro indicado para qualquer nível de escolaridade, segundo a professora Daiane Cristine Peternela Chimello.
“Os Miseráveis”, de Victor Hugo (1862):
- Obra que ultrapassa a literatura, trazendo uma mensagem social e emocional.
- Fundamental para aprender sobre honestidade, integridade e empatia perante a sociedade, segundo a professora Kalen Franciele Piano.
Com informações de exame.com.
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