“Entre mim e você” ou “Entre eu e você”: qual está certo?
Tire todas as suas dúvidas
Um dos erros mais cometidos pelos brasileiros é a confusão entre “entre mim e você” e “entre eu e você”. As duas construções são muito semelhantes, mas somente uma delas está correta.
Usar a expressão correta é importante para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, e também para que você consiga escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa maneira, para que você consiga turbinar os seus estudos, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “entre mim e você” e “entre eu e você”. Confira!
Os pronomes da língua portuguesa
Em primeiro lugar, antes de discutir qual das duas expressões está correta, devemos entender a diferença entre os pronomes pessoais do caso reto e os pronomes do caso oblíquo.
Saiba que os pronomes retos são aqueles que podem atuar como sujeito em uma frase, enquanto os pronomes oblíquos atuam como complementos ou objetos, podendo ser diretos ou indiretos. A seguir, veja uma lista completa com cada tipo de pronome:
Pronomes pessoais do caso reto:
- Eu
- Tu
- Ele/Ela
- Nós
- Vós
- Eles/Elas
Pronomes pessoais do caso oblíquo:
- Mim
- Ti
- Me
- Se
- Nos
- Vos
- Lhe/Lhes
Esses pronomes possuem funções gramaticais específicas e, quando eles usados de forma inadequada, como é o caso da confusão entre “eu” e “mim”, acontecem erros de concordância.
“Entre mim e você” está correto
Agora, podemos analisar a frase “entre mim e você”. Em primeiro lugar, devemos mencionar que “entre” é uma preposição e, segundo as regras gramaticais da língua portuguesa, pronomes pessoais retos não podem ser utilizados após preposições, uma vez que eles podem desempenhar somente a função de sujeito da frase.
Os pronomes pessoais oblíquos, por sua vez, podem ser usados após preposições, já que atuam como complementos.
Dessa maneira, como “entre” é uma preposição, o pronome que deve ser usado para acompanhar essa construção é “mim” e não “eu”. Assim, a forma correta é “entre mim e você”.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem essa expressão:
- Não conte esse segredo a ninguém, ele deve ficar entre mim e você.
- A decisão sobre a viagem ficou entre mim e Carlos.
A expressão “entre eu e você”
Como mencionamos, a expressão “entre eu e você” está errada e não deve ser usada na língua portuguesa. Isso acontece porque o pronome “eu” é um pronome do caso reto e só pode ser usado como sujeito da frase. Assim, quando usamos “eu” após uma preposição, como em “entre eu e você”, estamos cometendo um erro de regência, uma vez que “eu” não pode ocupar o lugar de um pronome oblíquo.
A seguir, veja alguns erros frequentes que envolvem as expressões analisadas:
Erro 1:
- Incorreto: O acordo foi feito entre eu e você.
- Correto: O acordo foi feito entre mim e você.
Erro 2:
- Incorreto: O segredo deve permanecer entre eu e meus amigos.
- Correto: O segredo deve permanecer entre mim e meus amigos.
Você deve memorizar que as preposições exigem o uso dos pronomes oblíquos. Veja mais um exemplo:
- Esta decisão é entre mim e você.
Nesse caso, a frase está correta, uma vez que “entre” é uma preposição e exige o uso de pronomes oblíquos, como “mim”.
Confira outro exemplo:
- A responsabilidade pela organização da festa é entre mim e os outros professores da escola.
Como podemos ver, a preposição “entre” exige o pronome “mim” também nesse exemplo, pois “eu” não pode ser usado como complemento.