Enurese noturna
Enurese noturna
Enurese é o hábito involuntário de urinar durante o sono, mais conhecido como “fazer xixi na cama”.
A partir de 5 anos de idade para as meninas e 6 anos para os meninos, é considerado anormal que ocorra enurese mais que 2 vezes por mês. A enurese noturna acomete principalmente crianças e adolescentes e em alguns casos também os jovens. Estima-se que 2% a 3% dos jovens podem sofrer de enurese.
Apesar de ser muitas vezes conhecida como xixi na cama, esse distúrbio é diferente por que nele, a urina é involuntária. Já nos casos em que a criança sente vontade de urinar, não pode ser considerado enurese.
Causas
A Enurese Noturna tem causa biológica. E o fator genético é determinante. Em geral há mais de um caso na família.
O risco de uma criança apresentar esse distúrbio sobe para 40% se um dos pais apresentou na infância e passa para 80% se ambos tiveram esse distúrbio.
Infecções urinárias ou malformações congênitas também podem causar a enurese.
Tipos
A Enurese possui duas classificações:
Enurese Noturna Primária: quando a criança passa dos cinco anos sem nunca ter apresentado um período prolongado de controle. É a mais comum: 15% das crianças acima dos cinco anos tem Enurese Noturna.
Enurese Noturna Secundária: quando a criança já apresentou um período (cerca de seis meses) de controle, e de repente volta a fazer xixi na cama. É a mais complicada e pode estar associada a fatores emocionais.
É grande o impacto na qualidade de vida da criança com Enurese Noturna Primária, não tratada. É comum a criança e o adolescente se isolarem, com baixa autoestima, ansiedade e fraco desempenho escolar.
Tratamento
Existem tratamentos eficazes para tratar esse distúrbio como mudança de hábitos, comportamentos e também medicamentos.
As opções de tratamento variam de acordo com as características e necessidades de cada paciente. Como a criança pode adquirir espontaneamente o controle da urina, alguns pais preferem dar tempo para que isso aconteça.
A vantagem do tratamento é que ele acelera o processo de cura, uma vez que o fato de fazer xixi na cama depois dos 5 anos pode representar um golpe duro na autoestima da criança.
Em muitos casos, ela se torna arredia, não aceita convites dos amigos para dormir fora de casa e não viaja com os colegas da escola. A enurese noturna pode até interferir negativamente em seu desempenho escolar.
Dicas
-Faça seu filho beber bastante água durante o dia para que seu cérebro comece a reconhecer a sensação de bexiga cheia, mas evite que ingira líquidos à noite, nem mesmo aquele copinho de leite;
-Insista para que fazer xixi seja o último compromisso da criança antes de ir para cama e o primeiro ao levantar-se;
Se a criança tem episódios de enurese, os pais devem lidar com ela de forma paciente. São vários os fatores que podem fazer com que isso aconteça, inclusive os psicológicos.
Ao perceber que a criança com mais de sete anos idade, ainda molha a cama à noite, procure ajuda médica.