Fuja deles! Estes são os erros ortográficos mais comuns na prova de redação do Enem; confira
Veja como evitar esses erros no Enem 2024
A ortografia correta é um aspecto fundamental da comunicação escrita, tanto em contextos acadêmicos quanto profissionais. Ela reflete o domínio da língua e a capacidade de transmitir ideias de forma clara e precisa. No contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é uma etapa determinante, e a ortografia desempenha um papel significativo na avaliação.
Os erros ortográficos podem comprometer a compreensão do texto, além de transmitirem uma impressão negativa sobre o candidato e, consequentemente, reduzir a nota final do candidato. Por isso, é essencial que os estudantes estejam atentos a esses erros e trabalhem para aprimorar suas habilidades ortográficas antes de realizar a prova. Com as provas do Enem 2024 agendadas para os dias 03 e 10 de novembro, é preciso se dedicar com afinco à esta questão. Vamos conferir os erros mais comuns na prova de redação do Enem?
Falhas Gramaticais Frequentes
Concordância Verbal e Nominal
A concordância verbal e nominal é um aspecto fundamental da gramática portuguesa que, quando negligenciado, pode prejudicar seriamente a qualidade de uma redação. A concordância verbal diz respeito à variação do verbo de acordo com o número e a pessoa do sujeito, enquanto a concordância nominal trata da correta variação de gênero e número dos substantivos em relação aos adjetivos, artigos, pronomes e numerais que os acompanham.
Exemplos de Concordância Verbal Correta
- Eu estudei para o Enem.
- Você estuda com dedicação.
- Ele estudaria mais se tivesse tempo.
- Nós estudávamos juntos na biblioteca.
- Vocês estudam em grupo.
- Eles estudarão até a véspera da prova.
Exemplo de Concordância Nominal Correta
“Aqueles três alunos aplicados foram aprovados no Enem com excelentes notas.”
Uso Inadequado da Crase
O emprego correto da crase, ou acento grave, é outro desafio recorrente nas redações do Enem. Muitos candidatos esquecem de utilizá-la antes de palavras femininas ou em situações específicas, como antes de locuções adverbiais femininas ou antes de “aquele”, “aquela” e “aquilo”.
Exemplos de Uso Correto da Crase
- “Você vai à aula hoje?”
- “Dormir cedo faz bem à saúde.”
- “As inscrições encerrarão às 23h59.”
- “Precisamos chegar pontualmente às 18h.”
- “Fui às pressas ao hospital.”
- “Às vezes, é preciso tentar novamente.”
- “Refiro-me àquela viagem inesquecível.”
Vírgula: Quando e Como Usá-la
A vírgula é um sinal de pontuação fundamental para a clareza e fluidez de um texto. No entanto, seu uso inadequado é um erro comum nas redações do Enem. É essencial conhecer as regras para separar termos coordenados, isolar apostos, vocativos e expressões explicativas, além de realçar hipérbatos e anacolutos.
Exemplos de Uso Correto da Vírgula
- “Minhas disciplinas favoritas são Português, História, Geografia e Biologia.”
- “Meu dia foi dedicado aos estudos. Resolvi questões de Matemática, escrevi três redações, decorei fórmulas de Física e comecei a leitura de uma obra obrigatória.”
- “Já, já, faço uma pausa para almoçar.”
- “Brasília, 01 de janeiro de 2023.”
- “Marcos, o coordenador de redações do Estratégia Vestibulares, deu dicas importantes para escrever um bom texto.”
- “Professora, tenho uma dúvida sobre a disciplina!”
- “Não tirei boas notas. Sendo assim, vou fazer mais simulados.”
- “Prefiro disciplinas de humanas, porém, é necessário uma boa preparação em todas.”
- “Você poderia, por acaso, me passar seu método de estudos?”
- “Sobre a não aprovação, prefiro esquecer e retomar os estudos.”
- “Quero cursar Engenharia. Meu irmão, Filosofia.”
- “Eu precisei recusar o convite para estudar, e meus amigos entenderam.”
- “Eles, que já prestaram esse vestibular, devem saber o nível de dificuldade.”
- “Apesar de não ter tido muito tempo para estudar, consegui uma boa nota.”
Saiba tudo sobre o uso da vírgula clicando aqui.
Uso Incorreto da Palavra “Onde”
Outro equívoco comum é o uso inadequado da palavra “onde” como sinônimo de outras palavras, em vez de empregá-la para indicar noção de lugar. Essa falha pode comprometer a clareza e a coerência do texto.
- Uso Correto: “Voltei para São Paulo, onde vivi meus primeiros anos de vida.”
- Uso Incorreto: “Não gosto de filmes onde não há final feliz.” (O correto seria: “Não gosto de filmes em que não há final feliz.”)
Evitando um Texto Rebuscado
Muitos candidatos acreditam que o uso de palavras rebuscadas e construções complexas pode agregar valor à redação. No entanto, essa é uma ideia equivocada. O mais importante é a coerência e a clareza do texto, garantindo que haja uma relação lógica entre períodos e parágrafos.
Os professores recomendam o uso adequado de conectivos, comparando-os a sinais de operação matemática. Por exemplo, se você está usando “mais”, o leitor espera uma soma; se está usando “menos”, espera-se uma subtração. O essencial é que os conectivos sejam utilizados corretamente, estabelecendo uma relação lógica entre as ideias apresentadas.
Erros Argumentativos Comuns
Citações e Argumentação Autoral
Nas redações de alta pontuação, é comum encontrar o uso de citações e referências externas. No entanto, os professores ressaltam que citações isoladas não constituem um argumento sólido. O fundamental é que o autor consiga relacionar essas citações ao tema proposto, explicando detalhadamente como elas se aplicam ao contexto em discussão.
Nas redações de nota mil, o candidato consegue sair do âmbito das citações e conectá-las ao tema central, mostrando como cada aspecto citado pode ser aplicado ao caso específico abordado na proposta de redação.
Construção Deficiente dos Argumentos
Outro erro recorrente é a falta de uma construção sólida dos argumentos. Muitos candidatos apresentam tópicos frasais e começam a ampliar o tema com expressões como “isso ocorre porque” ou “isso acontece de fato”. No entanto, em vez de desenvolver argumentos consistentes, acabam apenas listando exemplos e causas, sem uma linha argumentativa clara.
Problemas na Introdução
A introdução é uma etapa fundamental da redação, pois é nela que o candidato deve contextualizar o tema e estabelecer um vínculo coeso com a proposta apresentada. Um erro comum é iniciar a introdução com uma contextualização histórica ou conceitual extensa, sem relacioná-la diretamente ao tema proposto.
Os professores recomendam o uso de orações reduzidas, como as concessivas, para criar um elo entre a contextualização e o tema central. Por exemplo: “Mesmo sendo de épocas distintas, hoje o país vive complexos problemas relacionados a [tema da redação].” Essa estratégia permite uma transição suave e significativa entre o contexto apresentado e o cerne da discussão.
Ausência de Tese
A tese é o elemento central de uma redação argumentativa, pois representa o julgamento de valor do autor sobre o tema abordado. Muitos candidatos falham em apresentar uma tese clara, limitando-se a expor fatos e informações sem emitir uma opinião ou posicionamento.
Para construir uma tese sólida, é necessário ir além dos juízos de fato e apresentar um julgamento de valor. Por exemplo, em vez de apenas mencionar o número de doações de órgãos em um determinado período, o candidato deve avaliar se esse número é satisfatório ou problemático, expressando sua perspectiva sobre o assunto.
Falha na Retomada da Tese na Conclusão
Nas redações do Enem, é essencial retomar a tese na conclusão, reforçando o posicionamento defendido ao longo do texto. No entanto, muitos candidatos falham nesse aspecto, apresentando conclusões superficiais ou omitindo completamente a retomada da tese principal.
Uma conclusão bem estruturada deve incluir um parágrafo dedicado à retomada da tese, reiterando o julgamento de valor e reforçando a importância do tema abordado. Essa estratégia garante a coesão e a coerência do texto, deixando uma impressão sólida e consistente na mente do avaliador.
Dicas para evitar erros ortográficos na redação
Para minimizar a ocorrência de erros ortográficos na redação do Enem, é fundamental adotar estratégias eficazes. Algumas dicas valiosas incluem:
- Estude as regras ortográficas
- Revise as regras de acentuação gráfica, emprego de letras, separação de palavras, uso de maiúsculas e minúsculas, e emprego de hífen.
- Utilize recursos como dicionários, manuais de gramática e exercícios práticos para consolidar o conhecimento.
- Leia regularmente
- A leitura frequente de textos diversos pode ajudar a desenvolver a percepção visual das palavras e das regras ortográficas.
- Pratique a redação
- Exercite a escrita de redações, prestando atenção especial à ortografia.
- Solicite a correção de professores ou colegas para identificar e corrigir os erros ortográficos.
- Desenvolva técnicas de revisão
- Aprenda a revisar o texto de forma sistemática, focando em diferentes aspectos ortográficos em cada etapa de revisão.
- Utilize recursos como leitores de tela ou a leitura em voz alta para identificar erros mais facilmente.
- Utilize recursos tecnológicos
- Aproveite os recursos de correção ortográfica disponíveis em editores de texto e processadores de texto.
- No entanto, não confie cegamente nesses recursos, pois eles podem não detectar todos os erros.
A importância da prática na melhoria da ortografia
Como em qualquer habilidade, a prática é fundamental para o aprimoramento da ortografia. Quanto mais os estudantes praticarem a escrita e a aplicação das regras ortográficas, mais naturalmente essas habilidades serão incorporadas.
É importante ressaltar que a prática não deve ser limitada apenas à escrita de redações. Exercícios variados, como ditados, jogos educacionais e análise de textos, podem contribuir significativamente para a consolidação do conhecimento ortográfico.