Lula decidiu e PRONTO! Veja HOJE (08) como as TODAS as escolas públicas terão ACESSO ILIMITADO à Internet até 2026
Essa iniciativa foi tema do “Bom Dia, Ministro”
Juscelino Filho, ministro das Comunicações, recentemente anunciou uma grande meta instaurada pelo Ministério das Comunicações: a conexão de 100% das escolas de ensino público do Brasil à internet.
Essa iniciativa foi tema do “Bom Dia, Ministro”, programa que foi ao ar na quarta-feira (03). Ademais, esse projeto provavelmente será concluído antes do final do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República. Ou seja, até o final de dezembro de 2026.
Escolas do ensino público serão todas conectadas à internet até o final de 2026
A declaração do ministro sobre o assunto aconteceu, como citado, no programa “Bom dia, Ministro”. Conquanto, houve a participação de rádios como O Dia (RJ), Nacional da Amazônia (AM), O Tempo (MG), O Liberal (PA), Capital (SP) e Mirante FM (MA).
Segundo informações repassadas por Juscelino, o governo se mostra otimista com o fato de que, durante o mandato de Lula, a pasta se esforçará para conseguir que 100% das escolas públicas tenham banda larga, independentemente de ser fibra ótica ou satélite. Esse contingente abrange aproximadamente 138 mil instituições em todo o Brasil.
O ministro comentou também sobre a iniciativa ser um dever que permitirá que os alunos de baixa renda, sem condições para estudar nas escolas particulares, com demais recursos, tenham o acesso liberado à inclusão digital.
Escolas Conectadas
Ao longo do programa, Filho comentou sobre demais iniciativas governamentais já em funcionamento. Entre elas está a ENEC (Estratégia Nacional de Escolas Conectadas), que busca entregar internet com boa qualidade, além do melhoramento dos dispositivos e dos equipamentos das escolas públicas da educação básica.
Atualmente, o piloto teve a conclusão feita em cerca de 200 escolas, o que inclui as indígenas, que tiveram painéis solares instalados. No entanto, a meta é que isso aconteça em todas as escolas de ensino público no Brasil.
O ministro falou acerca de como fizeram o mapeamento de mais ou menos 4 mil escolas sem energia elétrica. Igualmente, todos se contemplarão com baterias e energia solar.
Programa Computadores Para Inclusão
Juscelino destacou outro programa, que apoia e visibiliza várias iniciativas para inclusão digital: Computadores Para Inclusão. No momento, o programa conseguiu doar cerca de 40 mil computadores distribuídos em várias partes do país.
Conquanto, segundo o ministro, essa iniciativa foi valorizada, especialmente pelo fato de a pasta perceber o potencial da inclusão digital e social na forma de novas oportunidades e equipamentos.
O Computadores Para Inclusão tem ligação com os Centros de Recondicionamento de Computadores. Os centros recebem os equipamentos que infelizmente não servem para as empresas provadas e os órgãos públicos, que fazem as doações.
Quando recebimento, o centro trata as máquinas a fim de conferir o que está em bom estado ainda e pode ser encaminhado. A maior parte, segundo Filho, é enviado praticamente novo para as instituições de ensino.
Igualmente, os centros ministram mais de 140 oficinas e cursos relacionados, além do descarte final dos resíduos eletrônicos. Tais cursos são voltados para áreas como design, robótica, manutenção de eletroeletrônicos, bem como aulas de informática básicas. Eles oferecem aos estudantes um pouco mais de conhecimento, além de melhores condições de integração com o mercado de trabalho.