Escrita espontânea: definição e como executar
Veja como essa abordagem incentiva a criatividade e ajuda as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas.
A escrita espontânea é uma forma de escrita livre, na qual a criança em processo de alfabetização tem liberdade para escrever sem medo de errar, contudo, engana-se quem pensa que não há objetivos pedagógicos nesse tipo de escrita. Embora seja uma produção natural, ela auxilia as crianças no processo de aprendizado do código linguístico.
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Escrita espontânea: como iniciar?
A escrita espontânea, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é uma forma de escrita livre na qual a criança em fase de alfabetização tem liberdade para expressar suas ideias e pensamentos sem a preocupação com regras ortográficas ou gramaticais. É um processo em que a criança escreve de forma natural, sem ser corrigida constantemente, permitindo-lhe explorar a linguagem de maneira criativa e autêntica.
Essa abordagem reconhece a importância do desenvolvimento da escrita como um processo gradual e pessoal, onde os erros são vistos como parte integrante do aprendizado. Dessa forma, a escrita espontânea apoia o desenvolvimento das habilidades linguísticas e cognitivas da criança, promovendo sua autonomia e confiança na expressão escrita.
Crianças são as mais beneficiadas
Nesse sentido, a escrita espontânea é vista como uma atividade fundamental para auxiliar no entendimento dos grafemas (letras) e fonemas (sons) das palavras escritas. Quando uma criança escreve, mesmo que ainda não tenha compreendido completamente o princípio alfabético, identificamos a escrita espontânea pela forma como ela escolhe as letras e as organiza, sem seguir regras específicas.
É comum vermos alunos desenhando bolinhas ou usando apenas as letras do próprio nome para escrever uma palavra ou frase. E embora essas produções não estejam totalmente corretas no contexto da Língua Portuguesa, usar o conhecimento prévio para construir palavras e frases é a maneira mais simples para as crianças compreenderem a natureza da escrita.
Nesse contexto, é importante não impor exigências na escrita espontânea, permitindo que o aluno se expresse da maneira que compreende esse universo.
Como incentivar a escrita na escola?
Se você tem o objetivo de incentivar esse tipo de escrita na escola onde trabalha, especialmente na educação infantil, é essencial adotar uma estratégia com foco na intencionalidade, ou seja, considerando os interesses e experiências cotidianas das crianças para tornar o processo mais eficaz. Sendo assim, saiba que é importante explorar:
- Os desenhos preferidos;
- O nome do aluno;
- As brincadeiras do dia a dia;
- As cores favoritas;
- As comidas preferidas;
- Nome dos familiares.
Isso, porque, dessa forma, os alunos se familiarizam mais facilmente com as temáticas abordadas, o que contribui para uma escrita espontânea mais natural e fluida. E promover a escrita espontânea na escola requer um ambiente que encoraje a expressão livre e criativa dos pequenos. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Crie um ambiente acolhedor
Garanta que a sala de aula seja um lugar onde as crianças se sintam à vontade para expressar suas ideias sem medo de julgamento. Isso pode incluir espaços para escrever confortáveis e materiais variados disponíveis.
Forneça tempo e oportunidades
Reserve momentos regulares para atividades de escrita livre, como diários, histórias curtas ou poemas. Dê às crianças a oportunidade de escolher o que querem escrever e como querem fazê-lo.
Estimule a criatividade
Incentive as crianças a usar sua imaginação e criatividade na escrita. Proponha atividades que envolvam histórias inventadas, desenhos acompanhados de legendas ou até mesmo escrita de peças teatrais.
- Atenção
Também é fundamental destacar que não se deve corrigir imediatamente as palavras erradas, mas sim entender os erros como passos importantes na construção da base alfabética. O alfabetizador pode sempre realizar sondagens individuais, incentivando os estudantes a refletirem sobre suas produções escritas de maneira sutil e leve, sempre com uma intencionalidade pedagógica.