Essa é a diferença entre a Cobra e a Serpente e você precisa ficar sabendo!
O universo dos animais é vasto e cheio de peculiaridades. Uma questão que frequentemente causa confusão é: qual a diferenciação entre a cobra e a serpente? Se você pensa que são a mesma espécie, prepare-se para uma surpresa!
A Intrincada Classificação Animal
A organização dos animais é extensa e complexa. São inúmeras as categorias estabelecidas para agrupá-los segundo classe, ordem, família, gênero, espécies e subespécies, e muito mais. Pode parecer excessivo, mas cada detalhe serve para delinear a interação entre as variadas formas de vida.
Para entender essa complexidade, é necessário muito estudo. Afinal, as categorias são diferenciadas através de características distintas de cada animal. Pode ser a presença de patas, pelos, o habitat, comportamento, entre inúmeros outros aspectos observados pelos estudiosos.
Dentro desse contexto, é comum as pessoas questionarem a diferença entre cobra e serpente. O que distingue uma da outra? Como identificar corretamente ao encontrá-las?
Cobra ou Serpente: Qual é Qual?
Antes de revelar a diferença entre cobra e serpente, é importante esclarecer que a distinção não é tão óbvia. No Brasil, inclusive, essas duas palavras costumam ser consideradas sinônimas. Mas, na realidade, não são.
Primeiramente, precisamos entender o verdadeiro significado dessas palavras. Em geral, as pessoas tendem a dividir esses dois répteis de maneira simplificada: a serpente é venenosa, enquanto a cobra não causa essa preocupação.
No entanto, a realidade é diferente. Ambas, cobra e serpente, podem possuir veneno. Portanto, é preciso ter cautela, pois ambas são classificadas como animais peçonhentos, sendo que algumas espécies podem ser letais.
Logo, o fato de possuírem ou não veneno não determina a diferença entre cobra e serpente. Para entender melhor a distinção, é simples: a serpente é um grupo de animais do qual a cobra faz parte. Ou seja, pode-se afirmar que as cobras são uma subcategoria dentro da grande família das serpentes.
De forma geral, a serpente designa um tipo específico de réptil: aquele que não tem patas para se locomover, com escamas que cobrem todo o corpo, que abre a mandíbula até impressionantes 180º e possui um estômago que dilata. Em alguns casos, produzem veneno.
O termo cobra é geralmente utilizado quando nos referimos aos répteis também conhecidos como “najas”. Mas o que são najas? São répteis geralmente encontrados com facilidade nos continentes africano e asiático.
Inclusive, é comum associar o termo “naja” ao veneno, e não é por acaso. Afinal, esses animais rastejantes são um dos mais venenosos que existem, capazes de causar a morte rapidamente.
Serpentes: Características Principais
Como mencionado, as serpentes são animais rastejantes que fazem parte da mesma categoria dos répteis. No entanto, é importante ressaltar que os répteis possuem extremidades, enquanto o corpo das serpentes é diferente. Isso se deve à sua forma de locomoção, que ocorre através de suas escamas.
Agora você já sabe que as serpentes representam um grande grupo de diversas famílias do reino animal, certo? Mas vamos destacar algumas dessas famílias que compõem o grupo das serpentes para que você entenda melhor a diversidade existente entre elas!
- Família Elapidae (incluindo serpentes marinhas);
- Família Viperidae (víboras);
- Família Boidae (como as jiboias);
- Família Colubridae (cobras, exceto as najas).
Cobras: Características Principais
Depois de conhecer um pouco mais sobre as serpentes e entender que elas formam um grupo de animais rastejantes extremamente diverso, fica mais fácil compreender que as cobras fazem parte delas, não é mesmo?
Como vimos, entre as famílias das serpentes estão as cobras: a família Colubridae. Esse subgrupo de cobras é o maior e, talvez por isso, seja muito comum achar que cobra e serpente são sinônimos. São cerca de 1.800 espécies diferentes que fazem parte dessa família de rastejantes.
Com tantas espécies assim, é natural que haja também muita diversidade entre os indivíduos, certo? Entre as cobras dessa categoria, existem desde as mais inofensivas até as mais peçonhentas.
Além disso, o tamanho também varia. Algumas cobras possuem um comprimento médio, enquanto outras podem ser bastante compridas. Da mesma forma, a letalidade do veneno das que possuem essa capacidade de produção também varia.
Veneno
Nesse sentido, existem cobras que produzem venenos tão letais que podem levar um ser humano à morte em menos de uma hora. Ao mesmo tempo, muitas cobras também produzem veneno, mas não com essa característica mortal.
No entanto, toda cobra que produz veneno, independentemente do tipo, possui uma coisa em comum: a dentição. Nesse caso, os dentes ficam localizados na região anterior da boca, a posição perfeita para dar o bote.
Cobras e Serpentes: Semelhantes, porém Diferentes
De fato, esses rastejantes não são tão diferentes assim. Esperamos que você tenha compreendido a diferença entre cobra e serpente e tenha ampliado seu conhecimento sobre o reino animal.
Para conhecer mais espécies diferentes, acesse o nosso blog! Sempre compartilhamos diversas informações e curiosidades para quem se interessa em saber mais sobre esse universo.
Falou, rodou, virou , mexeu e não conseguiu explicar a diferença entre uma cobra venenosa e uma serpente.