5 dicas de como começar a estudar para o Enem 2024
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente uma das provas mais importantes para os estudantes que buscam uma vaga para ingressar no ensino superior. O Enem 2024 ainda não tem datas definidas, mas já está na agenda de milhares de jovens brasileiros que concluem o ensino médio esse ano e pretendem começar um curso de graduação.
Além de avaliar a qualidade do ensino médio no país, fornecendo dados sobre o desempenho dos estudantes em diversas áreas do conhecimento, o Enem permite que os estudantes disputem vagas em cursos de graduação a partir do desempenho obtido nas provas.
Como estudar para o Enem 2024: 5 dicas
Aplicado anualmente pelo Inep, o Enem conta com quatro provas objetivas divididas por área (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e com uma prova de redação.
O exame é famoso por suas questões extensas, que exigem muita leitura e interpretação textual. Além disso, a prova pode ser bastante complexa, pois abarca os conhecimentos previstos para todas as séries do ensino médio. Por isso, milhões de estudantes se inscrevem em diversas edições do Enem em busca de um melhor desempenho para assim conseguir ingressar em instiuições de ensino superior.
No entanto, sempre há aqueles que nunca fizeram o exame e nem sabem como começar a estudar. Se esse é o seu caso, esse texto é para você! Apresentamos abaixo cinco dicas de como planejar os estudos para o Enem 2024. Confira!
1ª dica: Analise sua rotina
Um dos pilares fundamentais para começar a estudar para o Enem 2024 de forma assertiva é a organização. Você precisa organizar a sua rotina pessoal para encaixar o tempo de dedição aos estudos de forma adequada as suas necessidades.
Observe quanto tempo você precisa para se dedicar às demandas com trabalho, escola e vida social, por exemplo, e defina dentro da sua rotina qual será o momento diário a ser dedicado aos estudos para o Enem. Lembre-se de priorizar os estudos nesse período de preparação.
2ª dica: Pesquise o que precisa estudar
Como mencionado acima, os conteúdos que caem no Enem abarcam quase todo o conteúdo visto ao longo do ensino médio. As provas contemplam todas as disciplinas que estudamos na escola. Por isso, é necesário conferir quais são os assuntos que você precisa dominar para mandar bem na prova.
A matriz de referência para as provas do Enem é a mesma desde 2009 e pode ser encontrada no site do Inep. Consulte o documento e fique por dentro do que precisará estudar.
3ª dica: Trace um plano de estudos
Após definir quantas horas diárias terá disponível para estudar e elencar as disciplinas as quais precisará se dedicar, trace um plano de estudos. Muitas plataformas online fornecem planos de estudo para o Enem, sejam gratuitos ou pagos. No entanto, o ideal é que o próprio estudante prepare o seu plano de estudos, de acordo com o seu perfil.
Nessa etapa é necessário considerar os métodos de estudos mais assertivos para você, incluir períodos de revisão recorrentes e também determinar mais tempo de estudo para as disciplinas que você menos domina.
4ª dia: Organize um ambiente para estudar diariamente
Outro ponto fundamental que também está relacionado à necessidade de organização é o ambiente de estudos. Caso você não tenha um cantinho de estudos na sua casa, está na hora de providenciar! Não precisa ser um ambiente tão elaborado, cheio de itens de papelaria e livros.
O ideal é que você tenha uma escrivaninha e uma cadeira confortável. Além disso, o ambiente deve estar sempre limpo visualmente e silencioso. Assim, será mais fácil de manter o foco durante os estudos.
5ª dica: Mantenha a constância
Por fim, mantenha o ritmo! A constância é um fator crucial para o sucesso em provas como o Enem. Haverá momentos do ano em que você está mais ou menos disposto, mais cansado ou desmotivado. A chave para lidar com isso é perserverar na sua rotina, tendo sempre em mente o seu objetivo final.
Leia também Estão abertas as inscrições para o SiSU 2024; saiba mais!