Na redação – como evitar a repetição de palavras?
Veja estratégias para ampliar seu vocabulário e tornar seu texto mais fluido e envolvente.

A repetição excessiva de palavras pode comprometer a qualidade de um texto, tornando-o monótono e pouco envolvente. Em uma redação, a variedade vocabular é essencial para garantir fluidez, clareza e sofisticação na escrita. Mas como evitar esse problema sem comprometer a coerência e o significado das frases? Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para diversificar o vocabulário e tornar sua redação mais rica e interessante.
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Para evitar a repetição de palavras
Quem nunca se deparou com um texto extenso e, ao revisá-lo, percebeu que certas palavras e ideias foram repetidas diversas vezes? Esse é um problema recorrente que pode comprometer a qualidade da escrita, tornando-a cansativa e afetando diretamente a coesão textual. No entanto, se por um lado a repetição de elementos ao longo da redação é necessária para manter a coerência e a progressão do raciocínio, por outro, o excesso pode prejudicar a fluidez da leitura. Então, como encontrar o equilíbrio ideal? Felizmente, existem estratégias eficazes para evitar repetições desnecessárias e construir um texto mais claro, envolvente e sofisticado. Vamos explorar essas técnicas?
Um dos desafios da escrita é manter a fluidez e a clareza sem tornar o texto monótono ou redundante. A repetição excessiva de palavras pode prejudicar a qualidade do texto, tornando-o cansativo para o leitor. Felizmente, existem várias técnicas para evitar esse problema, como a substituição por pronomes, sinônimos, hiperônimos e hipônimos. Vamos explorar essas estratégias e entender como aplicá-las de forma eficaz na escrita.
1. Substituição por pronominalização
A pronominalização é um recurso linguístico que consiste no uso de pronomes para substituir palavras ou expressões previamente mencionadas no texto. Essa técnica evita a repetição desnecessária e melhora a coesão textual. Confira alguns exemplos:
a) Substituição com pronomes pessoais
Exemplo: os alunos estavam muito agitados, por isso a professora pediu-lhes que fizessem silêncio. (lhes = pronome pessoal).
Evite: os alunos estavam muito agitados, por isso a professora pediu aos alunos que fizessem silêncio.
b) Substituição com pronomes demonstrativos
Exemplo: ela disse que não o amava mais. Depois de dizer isso, decidiram separar-se. (“isso” substitui a ideia anterior para evitar repetição).
Evite: ela disse que não o amava mais. Depois de dizer que não o amava mais, decidiram separar-se.
c) Substituição com pronomes indefinidos
Exemplo: os professores compareceram à formatura dos alunos e todos foram homenageados. (“todos” substitui “todos os professores”).
Evite: os professores compareceram à formatura dos alunos e todos os professores foram homenageados.
d) Substituição com pronomes adverbiais
Exemplo: as crianças foram ao parque de diversões, mas quando chegaram lá, já não havia mais ingressos. (“lá” substitui “parque de diversões”).
Evite: as crianças foram ao parque de diversões, mas quando chegaram ao parque de diversões, já não havia mais ingressos.
e) Substituição com pronomes relativos
Exemplo: seguiu a carreira militar e deixou de ser músico, que era sua verdadeira vocação. (“que” substitui “ser músico”).
Evite: seguiu a carreira militar e deixou de ser músico, ser músico era sua verdadeira vocação.
f) Substituição com pronomes numerais
Exemplo: mãe e filho chegaram atrasados ao aeroporto, por isso os dois perderam o voo. (“os dois” substitui “mãe e filho”).
Evite: mãe e filho chegaram atrasados no aeroporto, por isso mãe e filho perderam o voo.
2. Substituição por meio de sinônimos, hiperônimos e hipônimos
a) Uso de sinônimos
Os sinônimos são palavras que possuem significados semelhantes, permitindo a variação vocabular sem comprometer o sentido do texto.
Exemplo: os alunos haviam estudado bastante para a avaliação de Matemática, pois sabiam que o conteúdo não era nada fácil. Contudo, o professor decidiu substituir a prova por um trabalho em grupo, o que fez a alegria dos estudantes. (“avaliação” e “prova” são sinônimos e evitam repetição).
Evite: os alunos haviam estudado bastante para a avaliação de Matemática, pois sabiam que o conteúdo não era nada fácil. Contudo, o professor decidiu substituir a avaliação por um trabalho em grupo, o que fez a alegria dos alunos.
b) Uso de hiperônimos e hipônimos
Os hiperônimos são palavras com sentido mais amplo, enquanto os hipônimos são termos mais específicos dentro de uma categoria. Usá-los corretamente ajuda a evitar repetições excessivas.
Exemplo: guardou os carrinhos, as bonecas e a bola no baú. Não havia mais brinquedos espalhados pelo chão da casa. (“brinquedos” é hiperônimo de “carrinhos, bonecas e bola”).
Evite: guardou os carrinhos, as bonecas e a bola no baú. Não havia mais carrinhos, bonecas e bola espalhados pelo chão da casa.
Exemplo: os pássaros foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental. Canários-da-terra, tucanos e jandaias seriam comercializados irregularmente na Argentina e no Uruguai. (“pássaros” é hiperônimo de “canários-da-terra, tucanos e jandaias”).
Evite: os pássaros foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental. Os pássaros seriam comercializados irregularmente na Argentina e no Uruguai.
Evitar a repetição de palavras é essencial para tornar a escrita mais fluida, coerente e sofisticada. O uso de pronomes, sinônimos, hiperônimos e hipônimos são ferramentas valiosas para aprimorar seu texto e torná-lo mais interessante para o leitor. Praticar essas técnicas ajudará a desenvolver uma escrita mais natural e eficaz.