Faltou no exame do Encceja em 2023? SEGUNDA CHANCE para não perder 2024 começa hoje (25)
Ao longo do período, os participantes terão a oportunidade de justificar o ocorrido
Nesta segunda-feira (25) começou o prazo para os candidatos que estiveram ausentes no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) justificarem a ausência. A data foi determinada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e finaliza no dia 05 de abril de 2024.
Ao longo do período, os participantes terão a oportunidade de justificar o ocorrido e, assim, conseguir realizar as provas em 2024. Afinal, o Inep determinou como regra a regularização do exame no ano anterior.
Oportunidade de justificar a ausência no Encceja em 2023
A saber, quem não apresentar a justificativa ou tiver a solicitação reprovada será obrigado a repassar R$ 40 para o Inep. Esse pagamento é efetuado através do boleto gerado no portal da inscrição, que pode ser quitado nas casas lotéricas ou em qualquer instituição bancária.
O Encceja é a representação de uma oportunidade para os que não puderam concluir os estudos no ensino fundamental ou no ensino médio com a idade apropriada. Assim, torna-se uma via bem mais acessível para obter o diploma correspondente.
A avaliação é primordial para verificar quais são as competências adquiridas, garantindo a emissão dos certificados. Além de questões com múltipla escolha, o participante precisa se preparar para escrever uma redação dissertativa também.
Portanto, apresentar a justificativa da ausência no exame de 2023 é indispensável para quem pretende se inscrever gratuitamente na edição de 2024.
Cronograma preparado para o exame de 2024
- 25 de março até 5 de abril – Período de justificativa da ausência na prova de 2023.
- 15 de abril – Resultados da justificativa da ausência.
- 15 até 19 de abril – Recurso relacionado ao resultado da justificativa da ausência.
- 23 de abril – Resultados do recurso.
- 29 de abril até 10 de maio – Solicitação do atendimento especializado.
- 17 de maio – Resultados do atendimento especializado.
- 29 de abril até 10 de maio – Inscrições do Encceja 2024.
- 25 de agosto – Aplicação de provas.
Atendimento especial
Está prevista também a disponibilidade para atendimento especializado, voltado para os participantes que têm necessidades particulares. Por exemplo, deficiência física, bem como auditiva, intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista), etc.
O cronograma para a solicitação de atendimento especial é:
- Solicitação – Do dia 29 de abril até 10 de maio de 2024;
- Resultado – 17 de maio de 2024;
- Recurso da solicitação – Do dia 20 até 24 de maio de 2024;
- Resultado – 29 de maio de 2024.
Entenda como funciona o Encceja
A prova segue suas matrizes referenciais, que estabelece conhecimentos básicos necessários para o ensino fundamental e o ensino médio. Esse exame se dá com quatro provas objetivas para os níveis de ensino. Assim, cada prova tem 30 questões com múltipla escolha mais a proposta da redação.
Para o ensino fundamental, a avaliação é feita nas áreas de:
- Matemática;
- Ciências Naturais;
- História;
- Língua Portuguesa;
- Geografia;
- Língua Estrangeira;
- Educação Física;
- Arte.
Para o Ensino Médio, a avaliação é feita nas áreas de:
- Matemática;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Linguagens;
- Ciências Humanas;
- Códigos e suas Tecnologias;
- Redação.
Os candidatos podem optar por realizar as provas de inglês e espanhol, sendo obrigatório realizar ambas, sem a possibilidade de escolher entre elas.
As provas têm aplicação no turno da manhã, durante o período de 4 horas. Já no horário da tarde, a duração é de 5 horas para ambos os níveis do ensino.