Como conciliar festas de fim de ano com os estudos? Veja 4 dicas

O início do verão no Brasil coincide com uma longa temporada de festas de fim de ano e de comemorações e encontros para celebrar o ano novo. Isso pode gerar uma alteração relevante na rotina de estudos de muitas pessoas.

Em meados de dezembro a maioria dos estudantes entram de férias, retornando aa atividades letivas apenas em fevereiro do próximo ano. No entanto, para aqueles que estão se preparando para vestibulares tradicionais que são muito concorridos ou para provas de concursos, os dias de folga podem ser um ótimo momento para focar nos estudos. 

Mas afinal, o que é melhor nessa época do ano? Descansar ou intensificar os estudos? A resposta depende muito da realidade e perfil de cada vestibulando ou concurseiro.

É certo que todos merecemos descansar e aproveitar as festas de fim de ano. Contudo, esse período de transição entre um ano e outro, no qual muitas pessoas tiram as férias, pode colocar você um passo a frente na disputa por uma vaga na universidade ou no serviço público.

Diante disso, o ideal é conciliar esse período de descanso com curtas rotinas de estudo. Principalmente para quem tem processos seletivos no primeiro semestre de 2024, esse é um momento de aproveitar o tempo livre para se dedicar aos estudos, mas sempre mantendo o equilíbrio!

Por isso, apresentamos a seguir quatro dicas de como conciliar a sua rotina de estudo com as festas de fim de ano ou com as férias!

É possível conciliar as férias Aproveitar as ferias e estudar é possível co. Uma rotm

Aproveitar as férias e estudar é possível com uma rotina equilibrada. Imagem: Reprodução
Aproveitar as férias e estudar é possível com uma rotina equilibrada. Imagem: Reprodução

Como estudar e aproveitar as festas de fim de ano?

A primeira dica para aproveitar as festas de fim de ano e não abrir mão dos estudos é aproveitar as comemorações com moderação. É normal querer “chutar o balde” após um ano intenso de trabalho e estudo, mas lembre-se do seu principal objetivo: a aprovação.

O ideal é não deixar de curtir as festas e confraternizar com amigos e a família nessa reta final no ano. Mas tudo deve ser feito com cautela. Evite, por exemplo, virar a noite em festas ou ingerir muita bebida alcoólica nas confraternizações. Isso pode afetar a sua rotina de sono e disposição para os estudos.

Então vá as festas, mas não esqueça de que no dia seguinte deve voltar a sua rotina de estudos!

Nossa segunda dica é manter o ritmo de leitura. O processo de aprendizagem perpassa pela leitura do material teórico. Com um bom fluxo de leitura, o estudante pode ir longe, mesmo que não se atenha tanto à prática. Por isso, mesmo nas férias e no período de festas de fim de ano, não abra mão do seu cronograma de leitura.

Caso você decida viajar para aproveitar os últimos dias do ano, a escolha do destino deve incluir a sua demanda de estudo. Então avalie se o local de hospedagem fornece wi-fi, se você terá um local tranquilo e silencioso para estudar e se será possível conciliar as atividades recreativas com a sua rotina de estudos.

Por fim, lembre-se de aproveitar o seu período de descanso! Mesmo que você tenha como prioridade manter o ritmo nos estudos, é importante lembrar que os feriados e férias do final e início de ano são mesmo para descansar a mente e o corpo. Evite se sobrecarregar com os estudos, colocando em primeiro lugar o seu bem-estar mental e físico. Esse é o período de ir à praia com aquela turma que você não encontra há meses ou de ver aquela série que você ama!

Após esse período de agitação social e descanso das obrigações, você poderá retomar a rotina pesada de estudos e trabalho com mais disposição!

Leia também Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Veja quais são os processos seletivos que aceitam as notas do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.