FIES 2023: Inscrições para vagas remanescentes são prorrogadas
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de inscrição para o processo seletivo de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2023. Inicialmente, as inscrições seriam recebidas até 24 de novembro. Com a prorrogação, os interessados terão até o dia 30 de novembro para se inscrever.
O FIES é um programa do governo brasileiro criado para ajudar estudantes a financiar os estudos em instituições de ensino superior privadas. Desse modo, o programa é destinado a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, oferecendo financiamento para custear mensalidades em cursos de graduação.
Nesse sentido, o FIES é uma oportunidade para muitos estudantes brasileiros acessarem o ensino superior em instituições privadas, reduzindo a barreira financeira que poderia impedir o acesso a cursos de graduação.
O MEC oferta vagas para o financiamento estudantil duas vezes ao ano, com dois processos seletivos, sendo um no início e outro no meio do ano. Além das seleções regulares, a pasta realiza uma terceira seleção para o preenchimento das vagas remanescentes.
Veja a seguir como se inscrever para concorrer às vagas remanescentes e saiba mais sobre esse programa de financiamento estudantil!
Vagas remanescentes: Inscrições
O MEC abriu as inscrições para as vagas remanescentes no dia 17 de novembro. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 30 de novembro, próxima quinta-feira, respeitando o horário oficial de Brasília).
Assim como nas edições regulares, as inscrições estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual, por meio do Portal Único de Acesso. Desse modo, os interessados devem acessar o site e fazer login com as credenciais da plataforma gov.br, ou seja, com o número de CPF e senha. As inscrições são gratuitas.
É importante ressaltar que as oportunidades oferecidas nesta edição do FIES são destinadas a estudantes já matriculadas no ensino superior privado. De acordo com a pasta, essa edição conta com a oferta de 60 mil vagas, marcando a retomada do programa que estava interrompido desde 2021.
Quem pode se inscrever?
De acordo com o edital do processo seletivo de vagas remanescentes, podem fazer a inscrição para concorrer a essas oportunidades os estudantes que:
-
Fizeram qualquer edição do Enem de 2010 a 2022, desde que tenham tirado uma média geral das cinco provas de 450 pontos ou mais e não tenha zerado a redação.
-
Possuam renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
-
Têm matrícula ativa no curso/turno/local de oferta da instituição que optar se inscrever. É necessário estar na condição de “cursando”.
Bolsas e resultados
De acordo com o edital do FIES 2023, a concessão das bolsas de estudo para o financiamento acontece de acordo com a renda e a pontuação do candidato. São ofertadas bolsas com 50% e com 100% de desconto.
Segundo o cronograma, a divulgação do resultado das Vagas Remanescentes está prevista para o dia 30 de novembro. Nessa data, o MEC deve liberar a chamada única (pré-seleção), de modo que os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações dadas no momento da inscrição entre os dias 1º e 4 de dezembro.
Os candidatos que não forem selecionados nessa chamada única serão automaticamente inscritos na lista de espera das vagas remanescentes. A pré-seleção da lista de espera deve sair em 8 de dezembro. Os candidatos selecionados podem conferir a lista de documentos necessários para garantir o financiamento no edital do processo seletivo.
Cronograma das vagas remanescentes do FIES 2023
- Inscrição: de 17 a 30de novembro
- Resultado da chamada única (pré-seleção): 30 de novembro
- Complementação da pré-seleção: de 1º a 4 de dezembro
- Resultado da lista de espera (pré-seleção): 8 de dezembro
Leia também SiSU 2024: MEC abre período para adesão das instituições; saiba mais.