Fies 2024/1: resultado da lista de espera será divulgado a partir de hoje (28)
Entenda como acessar o resultado do Fies
Uma das opções para os estudantes que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023 é o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de financiar o estudo e a formação de estudantes do curso superior.
O resultado do Fies Social 2024/1 foi divulgado na última quinta-feira, 21 de março, e todos os estudantes que participaram da lista de espera do processo seletivo devem ficar atentos: os estudantes poderão consultar o resultado da lista a partir desta quinta-feira, dia 28 de março.
Assim, para que você entenda como acessar o resultado e quais deverão ser os seus próximos passos na seleção, separamos um resumo completo sobre o Fies Social 2024/1. Vamos conferir!
Fies Social 2024/1: resultado da lista de espera será divulgado a partir desta quinta-feira (28)
Conforme indicado no calendário publicado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da lista de espera do Fies Social 2024/1 será divulgado a partir desta quinta-feira, dia 28 de março. O resultado será disponibilizado por cada uma das instituições de ensino superior que participaram do programa.
Os estudantes poderão ser convocados pelas próprias faculdades até o dia 30 de abril. Dessa forma, é importante ficar atento aos comunicados das instituições.
Todos os participantes que não foram convocados na chamada única, publicada no dia 21 de março, foram automaticamente inscritos na lista de espera do Fies Social 2024/1.
Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento da lista de espera? Acesse o edital do Fies Social 2024/1 e confira mais informações sobre o processo seletivo.
Fies Social 2024/1: estudantes precisaram complementar a inscrição
Desde a última sexta-feira (22), os estudantes pré-selecionados por meio da primeira chamada deveriam fazer a complementação da inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A etapa poderá poderia ser realizada até o dia 27 de março.
Após finalizar a complementação, o candidato também deveria validar as informações declaradas no ato da inscrição. Segundo as informações divulgadas pelo MEC, o prazo para a validação era de até cinco dias úteis após a complementação da inscrição, que deve ser feita diretamente na instituição para a qual o participante foi pré-selecionado.
O resultado do Fies Social já pode ser consultado de forma online no Portal de Acesso Único do MEC, o mesmo portal utilizado para a seleção do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade Para Todos).
Fies Social 2024/1: processo seletivo contou com novidades
Normalmente, o edital do Fies é publicado no início do ano. Mas, o processo seletivo de 2024 passou por mudanças que provocaram o adiamento na publicação do edital.
Nesta edição do Fies, o programa sofreu algumas mudanças importantes. Veja quais são elas a seguir:
- Os candidatos puderam indicar até três opções de cursos de graduação durante a inscrição no Fies. Além disso, os cursos não precisarão fazer parte de uma mesma área, c como acontecia até em então;
- As vagas do Fies foram distribuídas do conceito de curso mais alto para o mais baixo. O objetivo é distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e evitar a oferta de cursos que ainda não foram avaliados.
Além disso, na edição de 2024, o MEC decidiu retomar o papel social do Fies, uma vez que o programa é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.
Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Educação, puderam se inscrever no Fies todos os candidatos que fizeram a prova do ENEM a partir da edição de 2010 e que obtiveram uma média igual ou superior (considerando as cinco provas do exame) a 450 pontos. Além disso, os participantes também não poderiam ter obtido nota zero na prova de redação do ENEM.
Fies Social 2024/1: mais de 67 mil vagas foram oferecidas para o primeiro semestre de 2024
Nesta edição do Fies, estão sendo oferecidas 112.168 vagas para cursos em todo o país e, do total de vagas, 67.301 estão foram oferecidas para o processo seletivo do primeiro semestre, destinadas a 1.260 instituições privadas de educação superior.
Dentre os estados brasileiros com mais vagas nesta edição do Fies, podemos mencionar São Paulo (10.412 vagas) e Bahia (7.477 vagas).
Uma das novidades do Fies Social é que o programa irá beneficiar os candidatos de baixa renda: o edital indica que metade (50%) das vagas de cada edição do Fies será direcionada para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.