FIES: Começa prazo para complementar inscrição adiada
O Ministério da Educação (MEC) abre na próxima quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o prazo para as pessoas que se inscreveram no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e tiveram o processo adiado, concluírem a etapa. De acordo com o cronograma, os estudantes pré-selecionados terão até a próxima sexta-feira (9) para complementar a inscrição.
O procedimento de complementação deve ser feito exclusivamente online, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. O candidato selecionado deve fazer login no sistema do Fies usando as credenciais da plataforma gov.br e completar a inscrição.
A etapa de complementação da inscrição é obrigatória e, a partir desse procedimento, começam a contar os prazos das próximas etapas. A complementação da inscrição no FIES poderá ser feita até as 23h59 do dia 9 de fevereiro (horário oficial de Brasília).
FIES: Validação de documentos
Após complementar a inscrição, os candidatos terão o prazo de cinco dias úteis para a etapa de validação da documentação necessária para a comprovação dos critérios para o financiamento.
Desse modo, os estudantes devem validar a documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior, com a entrega física ou digital da documentação exigida.
Posteriormente, o candidato terá o prazo de dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, após a data do reconhecimento da inscrição, para validação das informações no agente financeiro onde será firmado o contrato. São agentes do FIES o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Contrato de financiamento
Para finalizar o contrato de financiamento, o candidato pré-selecionado deve cumprir as etapas de complementação da inscrição e de validação dos documentos nos prazos estabelecidos no edital do programa, pois somente depois de cumprir esses procedimentos a contratação do financiamento será formalizada.
De acordo com as orientações do MEC, o candidato poderá assinar o contrato de financiamento de forma presencial ou virtual, por meio digital, a depender da instituição de ensino superior e do agente financeiro.
A pasta publicou edital específico no Diário Oficial da União indicando todos os procedimentos necessários para a complementação das inscrições adiadas para o primeiro semestre de 2024, referentes aos processos seletivos realizados no primeiro e segundo semestre de 2023. Acesse aqui o edital na íntegra.
Segundo o edital, os candidatos devem ter atenção aos prazos estabelecidos no documento. Caso haja alterações no processo seletivo, o MEC divulgará as mudanças com antecedência no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O que é o Fies?
O Fies é um dos programas nacionais promovidos pelo Governo Federal através do MEC com o objetivo de proporcionar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior.
Nesse sentido, através do programa, o MEC oferta diversas oportunidades de financiamento estudantil para pessoas de baixa renda que desejam ingressar em cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino superior privadas que aderem ao programa. A seleção de alunos para o financiamento acontece duas vezes por ano, contemplando estudantes de todo o país.
Para aderir ao Fies, as instituições devem ter obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com conceito igual ou superior a três.
Além de realizar processos seletivos regulares, o MEC promove outras seleções para o preenchimento de vagas remanescentes. A seleção dos candidatos nos processos seletivos do FIES consideram as notas obtidas nas edições do Exaame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorridas a partir de 2010, além de observar também os critérios de renda.
Com informações da Agência Brasil.
Leia também Mais de 50% das crianças do 2º ano do ensino fundamental não conseguem ler, aponta especialista do Unicef; saiba mais.