FIES: Termina hoje (19) prazo para convocação de vagas remanescentes

Convocados devem comprovar informações

Termina nesta sexta-feira, dia 19 de julho, o prazo para a convocação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As vagas remanescentes são aquelas que não foram devidamente preenchidas durante as chamadas regulares do Fies 2024/1. Desse modo, essa última convocação é referente ao primeiro semestre deste ano. 

As vagas remanescentes são exclusivas para os estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreveram. Sendo hoje (19) o último dia para a convocação de alunos para o preenchimento das vagas, os inscritos já podem conferir se foram pré-selecionados ou não no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A prioridade na escolha dos candidatos da lista de espera é para aqueles cuja renda familiar per capita seja de até meio salário-mínimo e que estejam registrados no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal. Segundo o Ministério da Educação (MEC), nesses casos “também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições”.

Fies: Complementação de informações

Os candidatos pré-selecionados no Fies devem complementar as informações dadas no momento da inscrição para garantir o financiamento. O procedimento deverá ser feito por meio do sistema do Fies.

É preciso ficar de olho pois o prazo para a validação da inscrição é de cinco dias corridos a contar da data de divulgação da sua pré-seleção. Após concluir a inscrição no Fies Seleção, os candidatos têm um prazo de cinco dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.

Posteriormente, o estudante terá um prazo de 10 dias para validar as informações junto ao agente financiador (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Quem pôde concorrer às vagas?

Puderam concorrer às vagas remanescentes os estudantes que se enquadram nos seguintes pré-requisitos:

  • Estar matriculado no primeiro semestre de 2024 no curso/turno/local de oferta para qual optar se inscrever, devendo obrigatoriamente estar em situação de “cursando” no momento da inscrição ou que tenha cursado o semestre com aproveitamento em pelo menos de 75% das disciplinas caso o semestre já tenha se encerrado.

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”;

  • Ter renda mensal familiar per capita (por pessoa) de até três salários mínimos.

O FIES promove o acesso de estudantes ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. Imagem: GOV.BR
O FIES promove o acesso de estudantes ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. Imagem: GOV.BR

Como funciona o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa promovido pelo governo federal com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior. A seleção de estudantes acontece pelo menos duas vezes ao ano, para ingresso no  primeiro ou segundo semestre,e leva em consideração diversos fatores como, por exemplo, a renda per capita e o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Através do FIES, o governo oferta financiamentos para o pagamento de mensalidades de cursos de graduação de faculdades da rede privada. Nesse sentido, Fies oferta financiamento de até 100% dos custos de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Podem se inscrever os estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010 e que tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Já o critério de renda exige que o estudante tenha renda familiar mensal bruta, per capita, de até três salários-mínimos.

Leia também ENEM 2024: Como criar um cronograma de estudos eficiente; saiba mais!

 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.