A importância de alimentar à formação contínua
Mantenha-se atualizado, amplie suas competências e fortaleça sua carreira em um mundo em constante evolução.
A formação contínua, também conhecida como educação continuada, é o processo de aprendizado permanente que se estende além da educação formal tradicional, como o ensino básico, médio e superior. Ela abrange todas as atividades educacionais que uma pessoa realiza ao longo da vida com o objetivo de adquirir novos conhecimentos, habilidades e competências.
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Essa forma de educação pode incluir cursos de atualização profissional, treinamentos, workshops, certificações, estudos autodidatas, entre outros. O conceito de educação continuada reconhece a necessidade de adaptação constante às mudanças no mercado de trabalho, nas tecnologias e na sociedade, incentivando a busca contínua por crescimento pessoal e profissional.
Formação contínua
Quando se fala em formação continuada, destacam-se os seguintes aspectos do profissional: a formação, a carreira, a avaliação e as competências atribuídas a ele. O educador que constantemente busca aprimorar sua formação e desenvolver suas habilidades tende a expandir suas oportunidades de atuação. De acordo com o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua é estruturada em áreas prioritárias, que incluem as competências essenciais do educador. Essas são chamadas de áreas de competências, pois cada uma delas engloba várias habilidades. A seguir, estão as dez principais áreas de competências segundo Perrenoud:
Competências centrais para a formação
Competências essenciais a serem desenvolvidas na formação contínua (exemplos):
- Planejar e dinamizar atividades de aprendizagem
- Dominar o conteúdo específico de uma disciplina e sua tradução em objetivos de aprendizagem.
- Basear-se nas percepções dos alunos.
- Abordar erros e desafios no processo de aprendizado.
- Desenvolver e organizar materiais e sequências didáticas.
- Envolver os alunos em atividades investigativas e projetos de conhecimento.
- Gerenciar a progressão das aprendizagens
- Criar e gerenciar situações-problema adaptadas aos níveis e capacidades dos alunos.
- Ter uma visão de longo prazo sobre os objetivos do ensino fundamental.
- Relacionar atividades de aprendizagem com teorias pedagógicas.
- Observar e avaliar os alunos em processos de aprendizado, com uma abordagem formativa.
- Realizar avaliações periódicas de competências e tomar decisões sobre a progressão dos alunos.
- Desenvolver estratégias de diferenciação
- Gerenciar a diversidade dentro de uma sala de aula.
- Expandir a gestão da classe para contextos mais amplos.
- Oferecer suporte integrado a alunos com grandes dificuldades.
- Promover a cooperação entre alunos e o ensino mútuo.
- Engajar os alunos em seu próprio aprendizado
- Estimular o interesse pela aprendizagem, esclarecer a importância do conhecimento e incentivar a autoavaliação.
- Implementar e coordenar conselhos de alunos e negociar regras e acordos com eles.
- Oferecer atividades formativas opcionais.
- Apoiar a definição de projetos pessoais dos alunos.
- Trabalhar em equipe
- Desenvolver projetos coletivos e compartilhar visões comuns.
- Liderar grupos de trabalho e conduzir reuniões.
- Formar e renovar equipes pedagógicas.
- Analisar em conjunto situações complexas e questões profissionais.
- Gerenciar crises e conflitos interpessoais.
- Participar da gestão escolar
- Elaborar e negociar projetos escolares.
- Administrar os recursos da escola.
- Coordenar e promover a interação entre a escola e seus parceiros (comunidade, associações de pais, etc.).
- Organizar e melhorar a participação dos alunos na escola.
- Comunicar-se e envolver os pais
- Realizar reuniões informativas e debates.
- Conduzir entrevistas com pais.
- Incentivar a participação dos pais na valorização do aprendizado dos filhos.
- Utilizar novas tecnologias
- Utilizar softwares para edição de documentos.
- Explorar as potencialidades didáticas de softwares alinhados aos objetivos das disciplinas.
- Facilitar a comunicação à distância através de ferramentas tecnológicas.
- Integrar recursos multimídia no ensino.
- Enfrentar dilemas éticos e responsabilidades profissionais
- Prevenir a violência na escola e na comunidade.
- Combater preconceitos e discriminações de gênero, étnicas e sociais.
- Contribuir para a construção de regras de convivência na escola, incluindo disciplina, sanções e avaliação de comportamentos.
- Analisar as dinâmicas pedagógicas, autoridade e comunicação em sala de aula.
- Fomentar o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça.
- Gerenciar sua própria formação contínua
- Refletir sobre suas práticas pedagógicas.
- Realizar uma autoavaliação de competências e definir um plano pessoal de desenvolvimento.
- Colaborar em projetos de formação conjunta com colegas (equipe, escola, rede).
- Envolver-se em tarefas a nível escolar ou de rede educacional.
- Participar da formação de colegas e receber novos educadores.
É importante que cada educador tenha consciência de seu nível de competência por meio de uma autoavaliação, o que contribuirá significativamente para sua evolução profissional.