Formação em Neuroeducação: MEC oferta mais de 5 mil vagas em curso EAD

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a abertura de 5 mil vagas para  o curso de Formação em Neuroeducação, com ingresso imediato. O curso é ofertado através da plataforma AVAMEC, sendo totalmente online, na modalidade de Educação a Distância (EAD). 

A formação conta com carga horária total de 200 horas e oferta também certificação aos participantes que concluírem o curso dentro do período adequado, com bom aproveitamento. 

As inscrições para o curso a distância de formação em Neuroeducação podem ser realizadas até que as vagas se esgotem. De acordo com a descrição da formação no AVAMEC, o público-alvo  do curso abarca educadores das diferentes etapas do ensino básico.

O curso de Formação de Professores em Neuroeducação contempla docentes de todas as etapas da educação básica. Imagem: AVAMEC/ Reprodução
O curso de Formação de Professores em Neuroeducação contempla docentes de todas as etapas da educação básica. Imagem: AVAMEC/ Reprodução

Sobre o curso 

A Neuroeducação é um campo interdisciplinar que une a neurociência e a educação, buscando compreender como o cérebro funciona em relação ao processo de aprendizagem. Ela se baseia nos estudos neurocientíficos para desenvolver estratégias e práticas educacionais mais eficazes, buscando identificar os processos cerebrais envolvidos na aprendizagem, memória, atenção, motivação e outras funções cognitivas. 

Nesse sentido, o curso de Formação em Neuroeducação tem como objetivo “apresentar aos educadores de diferentes etapas do ensino básico nacional (ensino infantil, fundamental I e II, médio e educação de jovens e adultos) conhecimentos sobre o funcionamento do sistema nervoso central (SNC), as diferentes regiões que o compõem e, finalmente, reconhecer como os processos cognitivos que permitem o desenvolvimento das nossas aprendizagens podem ser aplicados em condições reais do cotidiano a fim de alinhar novas estratégias e práticas educacionais”.

Como  se inscrever na Formação em Neuroeducação?

As inscrições nos cursos ofertados pelo MEC através da plataforma AVAMEC devem ser feitas pelos interessados diretamente no site do AVAMEC, na página do curso. Acesse aqui.

De acordo com a plataforma, as inscrições seguem abertas até o esgotamento das vagas. Portanto, os interessados deverão se inscrever o quanto antes para garantir a sua vaga. Para se inscrever, basta acessar o  site do AVAMEC e fazer login com as credenciais da plataforma gov.br ou criar cadastro próprio diretamente na plataforma de cursos online do MEC. 

Formação conta com 5 módulos

Após a inscrição, os profissionais da educação inscritos têm de 30 a 320 dias para concluir o curso, tempo mínimo e máximo para ter direito à certificação. O curso conta com moderação, de modo que os participantes poderão solicitar ajuda, caso tenham dúvidas ou problemas com os materiais. 

O curso é dividido em cinco módulos teóricos e conta também com um módulo de avaliação. Os módulos que compõem este curso não contam com presença de tutor. Trata-se de um curso autodirigido, permitindo ao interessado desenvolver o aprofundamento de sua formação a partir do estudo dos módulos, materiais complementares, vídeos e bibliografias indicadas.

Veja a seguir os módulos da Formação:
  • Módulo I – Introdução ao estudo da neurociência aplicada à educação: a neuroeducação
  • Módulo II – A neurociência e as demandas da educação infantil
  • Módulo III – A neurociência e as demandas do ensino fundamental
  • Módulo IV – A neurociência e as demandas do ensino médio
  • Módulo V – A neurociência e as demandas do ensino de jovens e adultos

O que é o AVAMEC?

A plataforma AVAMEC é um espaço online de aprendizado que viabiliza a criação, gestão e elaboração de uma variedade de atividades formativas, tais como cursos remotos, complementos para aulas presenciais, iniciativas de pesquisa, colaborações em projetos e outros recursos que oferecem suporte educacional à distância durante o processo de ensino-aprendizagem.

A plataforma conta com centenas de cursos ofertados por instituições parceiras, como diversas universidades federais, a CAPES, e o Instituto Península, entre outros.

Leia também Uso e diferenças dos quatro porquês: por que, porque, por quê ou porquê? Descubra aqui!

 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.