Fuvest divulga Guia de Inclusão do Vestibular 2025

Veja como acessar o documento

Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.

A instituição oferece uma série de oportunidades e cursos de graduação de excelência, atraindo estudantes de todas as partes do país por meio do seu processo seletivo.

Os estudantes que querem estudar na USP devem ficar atentos: nesta última terça-feira, dia 14 de maio, a instituição divulgou o Guia de Inclusão da próxima edição do seu Vestibular. O documento deve ser lido com muita atenção por todos os candidatos que pretendem fazer a prova, uma vez que contém informações muito importantes.

Para te ajudar na sua preparação para o processo seletivo da Fuvest, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Guia de Inclusão do Vestibular 2025. Vamos conferir!

Fuvest 2025: o que é o Guia de Inclusão?

O Guia de Inclusão é um documento elaborado pela Fuvest com informações muito importantes para os estudantes que irão participar do processo seletivo.

O guia traz informações sobre ações da Fuvest que auxiliam candidatos que necessitam de recursos específicos, como possibilidade de amamentação durante a prova, intérprete de Libras, leitura labial, transcritor, prova ampliada, prova em braile, prova em preto e branco para candidatos daltônicos, utilização de muletas ou cadeira de rodas e uso de cilindros de oxigênio.

No Guia de Inclusão os estudantes também poderão encontrar informações para utilização do nome social no vestibular, além de informações sobre as ações afirmativas do processo seletivo, como vagas destinadas para egressos de escolas públicas e candidatos pretos, pardos e indígenas.

Além disso, o documento também possui questões de anos anteriores do vestibular que refletem os princípios de equidade e diversidade.

Guia de Inclusão 2025: isenção e redução das taxas

Outra informação muito relevante contida no Guia de Inclusão do Vestibular da Fuvest é sobre os critérios para solicitação da isenção e redução da taxa de inscrição do processo seletivo 2024.

USP
Estudantes já podem solicitar isenção da taxa. Imagem: George Campos/USP Imagens

Os estudantes já podem solicitar a isenção e a redução da taxa e os pedidos serão recebidos pela Fuvest até às 12h do dia 12 de julho de 2024. Os pedidos poderão ser enviados de forma online por meio do site da Fuvest. Será necessário efetuar login ou se cadastrar no site, preencher o formulário com os dados solicitados e anexar versão digitalizada de todos os documentos requeridos para solicitar o benefício.

O resultado preliminar dos pedidos de redução e isenção de taxa de inscrição será divulgado no dia 05 de agosto e todos os candidatos poderão enviar recursos até o dia 12 de agosto.

Outras datas do Vestibular 2025 da Fuvest

As inscrições para o Vestibular 2025 da Fuvest acontecerão entre 19 de agosto e 08 de outubro.

O Vestibular 2025 da Fuvest será dividido em duas etapas diferentes. A primeira etapa será aplicada no dia 17 de novembro de 2024 e todos os candidatos aprovados deverão realizar a segunda etapa, que irá acontecer nos dias 15 e 16 de dezembro de 2024.

Na primeira fase, os candidatos irão resolver questões de múltipla escolha sobre disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. A segunda fase, por sua vez, será composta por questões dissertativas, sendo 10 questões de português e 12 questões sobre tópicos de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato no momento da inscrição.

Além disso, os candidatos também deverão escrever uma redação na segunda fase do Vestibular da Fuvest. O tema da redação do Vestibular 2024 da Fuvest foi: “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”.

Os candidatos aos cursos de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas também deverão realizar provas de habilidades específicas em outras datas que ainda não foram definidas pela comissão organizadora do processo seletivo. Na última edição do Vestibular, as provas específicas foram realizadas no mês de janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.