Fuvest unifica ingresso no curso de Medicina da USP
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) anunciou que o Vestibular 2025 da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) terá mudanças para os interessados no curso de Medicina da USP. De acordo com a Pró-Reitoria, o ingresso no curso de Medicina será unificado para as três unidades de ensino.
As informações confirmadas pela assessoria da Fuvest explicam que, a partir desse ano, a Fundação responsável pelos vestivubulares da USP adotará o sistema em que o candidato opta pelas unidades por ordem de preferência e concorre na carreira de Medicina nesses três campus. Essa seleção unificada já é adotada pela Fuvest para outros cursos, como a graduação em Odontologia, por exemplo.
Desse modo, com essa mudança, os interessados em estudar Medicina na USP poderá fazer apenas um processo de seleção para concorrer a uma vaga ofertada pelas três unidades da universidade que ofertam esse curso.
Nas edições anteriores, cada faculdade tinha o poder de decidir quais seriam as matérias e assuntos cobrados nas provas específicas aplicadas aos candidatos ao curso de Medicina. Esta é uma das mudanças estabelecidas com a unificação do processo de seleção. Agora, os candidatos responderão a uma prova específica padronizada.
Desse modo, as provas de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest terão as mesmas disciplinas para a carreira de Medicina. Com isso, ficam determinadas como matérias obrigatórias para a 2ª fase do vestibular para o curso as seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia e Química.
Os três campus de Medicina da USP estão localizados nas cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. Na seleção da Fuvest, o curso de Medicina é o que tem a nota de corte mais alta da primeira fase e o mais concorrido de em todo o processo seletivo.
Vestibular FUVEST 2025
O Vestibular realizado pela Fuvest é um dos mais tradicionais e importantes do país, tendo em vista que visa a seleção de novos alunos para uma das maiores insitutições de ensino superior da América Latina, a USP. As datas do Vestibular Fuvest 2025 ainda não foram definidas, mas os estudantes já podem começar a se preparar para a seleção, com base em editais de vestibulares anteriores.
O Vestibular Fuvest conta, tradicionalmente, com duas etapas distintas. Na primeira fase, os candidatos respondem a 90 questões de múltipla escolha que abrangem os conteúdos das disciplinas comuns do ensino médio.
Na segunda fase, distribuída ao longo de dois dias de provas, os participantes respondem questões objetivas e discursivas. No primeiro dia, são apresentadas 10 questões dissertativas sobre Língua Portuguesa, envolvendo interpretação de textos, gramática e literatura, além de uma redação. Já no segundo dia, os estudantes enfrentam mais 12 questões dissertativas, focadas em disciplinas específicas para o curso desejado, variando de duas a quatro disciplinas conforme a área de interesse.
Sobre a USP
Fundada em 1934, a USP é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil e também de toda a América Latina. Trata-se de uma universidade pública de ensino e pesquisa localizada em São Paulo.
Com reconhecimento pela sua excelência acadêmica, a USP oferece uma vasta gama de cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas, ciências exatas, ciências biológicas, engenharias, saúde, artes e letras.
Além disso, a USP possui uma forte tradição em pesquisa e inovação, com diversos institutos, laboratórios e centros de pesquisa, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Além de cursos de graduação e pós-graduação, a USP oferta diversos cursos livres e EAD através de projetos de extensão.