Gabaritos das provas do concurso TSE Unificado são divulgados

As provas foram aplicadas no último domingo, 08

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os gabaritos preliminares das provas do concurso TSE Unificado nesta terça-feira, 10 de dezembro de 2024. A publicação foi feita no site oficial do Cebraspe, responsável pela organização do certame. Os candidatos podem acessar os gabaritos individualmente até as 18h do dia 12 de dezembro, por meio do Site do Cebraspe.

Após esse período, os gabaritos estarão disponíveis ao público em geral a partir do dia 13 de dezembro. Durante esse intervalo, os candidatos que discordarem de alguma questão ou do gabarito podem interpor recursos. O período para fazer os recursos será entre os dias 11 e 12 de dezembro, também no portal do Cebraspe.

O que acontece após a análise dos recursos?

Após a análise dos recursos, se alguma questão for anulada, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos. Caso haja alteração de algum gabarito preliminar, essa mudança será válida para todos os candidatos, independentemente de terem entrado com recurso. Esse processo garante a transparência e a equidade no concurso.

Próximas datas importantes

Além da divulgação dos gabaritos preliminares, o concurso TSE Unificado segue com várias outras etapas importantes:

  • Consulta individual aos gabaritos das provas: 10 a 12 de dezembro de 2024;
  • Período recursal contra os gabaritos preliminares: 11 e 12 de dezembro de 2024;
  • Divulgação dos gabaritos oficiais preliminares: 13 de dezembro de 2024;
  • Resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva: 15 de janeiro de 2025;
  • Convocação para o teste de aptidão física (para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Agente da Polícia Judicial): 15 de janeiro de 2025.

O resultado final das provas deve ser divulgado em junho de 2025, com as nomeações previstas para julho do mesmo ano.

Concurso TSE Unificado
Concurso TSE Unificado. Imagem: Freepik

Como foram as provas do concurso TSE Unificado?

As provas do concurso TSE Unificado ocorreram no domingo, 8 de dezembro de 2024. Elas foram aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal. Durante a manhã, os candidatos aos cargos de analista judiciário realizaram as provas objetivas. No período da tarde, os candidatos ao cargo de técnico judiciário fizeram tanto as provas objetivas quanto as discursivas.

Estrutura das Provas Objetivas

As provas objetivas foram compostas por 120 questões para todos os cargos. Dessas, 50 questões eram de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Os candidatos responderam a questões de múltipla escolha no formato “certo” ou “errado”. As disciplinas cobradas nas provas objetivas incluíram:

  • Língua Portuguesa (para todos os cargos);
  • Noções de Direito Eleitoral (somente para os cargos de técnico e analista judiciário da área Administrativa);
  • Noções de Direito Administrativo (exceto para o cargo de analista judiciário – área Judiciária);
  • Noções de Direito Constitucional (para os cargos de técnico e analista judiciário da área Administrativa).

Prova Discursiva

A prova discursiva foi exigida apenas para os candidatos ao cargo de analista judiciário. Eles precisaram escrever uma redação dissertativa de até 30 linhas sobre temas relacionados aos Conhecimentos Específicos do cargo.

Critérios de Aprovação

A nota máxima nas provas objetivas é de 190 pontos. A pontuação é distribuída entre os itens de Conhecimentos Básicos e Específicos. As respostas corretas valem 1 ponto para os itens de Conhecimentos Básicos e 2 pontos para os de Conhecimentos Específicos. As respostas incorretas, por outro lado, acarretam a perda de 1 ponto nos Conhecimentos Básicos e 2 pontos nos Conhecimentos Específicos.

Para ser aprovado, o candidato não pode obter uma pontuação inferior a 55 pontos no total, considerando os dois blocos de conhecimento. Além disso, é necessário alcançar 40 pontos em Conhecimentos Específicos e 10 pontos em Conhecimentos Básicos. Caso contrário, o candidato será reprovado.

Prova discursiva para analista judiciário

A prova discursiva, obrigatória para os candidatos a analista judiciário, vale 50 pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa obter uma pontuação igual ou superior a 25 pontos. Candidatos que se declararam com deficiência, negros ou indígenas terão critérios diferenciados para a aprovação.

Abstenção nas provas do concurso TSE Unificado

De acordo com as informações divulgadas pelo Cebraspe, a abstenção no concurso TSE Unificado foi de 47,95%, com 305.750 candidatos faltando à prova. A maior taxa de abstenção foi entre os candidatos ao cargo de analista judiciário, com 50,12%. Para os candidatos a técnico judiciário, a abstenção foi de 46,10%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.